Salt Bae é chef celebridade criador do bife banhado a ouro

Inicio » Agronegócio » Salt Bae é chef celebridade criador do bife banhado a ouro
06/08/2019 Por
Salt Bae é chef celebridade criador do bife banhado a ouro

Descubra tudo sobre a ascensão e a popularidade do chef celebridade Salt Bae

A internet está repleta de celebridades; cada uma delas conhecida por uma característica diferente. E o chef Salt Bae é um ótimo exemplo de personalidade que tirou proveito das redes para ganhar popularidade em  todo o mundo. Famoso pela maneira peculiar de colocar o sal sem seus pratos – que sempre destacam uma carne vermelha e extremamente suculenta – ele é o maior ícone atual entre os chefs celebridades.

Apesar de ficar famoso por seu característico gesto, o Salt Bae não merece reconhecimento apenas por isso. O chef possui diversos restaurantes espalhados ao redor do mundo, visitados diariamente por celebridades dos mais variados ramos; incluindo nomes como Neymar, David Beckham, J Balvin e Leonardo Di Caprio, entre outros.

Salt Bae

Quem é Salt Bae?

Salt Bae é um chef de cozinha nascido na Turquia e que se considera curdo; ou seja, faz parte de um dos maiores e mais famosos grupos étnicos do oriente médio. Ele é especializado em churrascos e possui mais de dez filiais de seu restaurante espalhados pela Turquia e pelo mundo.

A história do Salt Bae

Nascido na Turquia no ano de 1983, “Nusret Gökçe“, que é o verdadeiro nome do chef Salt Bae é proveniente de uma família extremamente humilde. Seu pai, inclusive, chegou a trabalhar em minas. Nusret teve seu primeiro contato com carnes aos 14 anos, quando começou a trabalhar em um açougue.

Ele trabalhava duro e, segundo relatos, no início de sua carreira o chef trabalhava até 14 horas por dia. Como fruto de seu esforço, em 2010 ele conseguiu abrir o seu primeiro restaurante, que era um sonho de criança. O negócio era pequeno e contava com apenas 10 funcionários e pouquíssimas mesas.

Apesar disso, o curdo não se acanhou e almejava sempre mais. Por isso, logo após a abertura de seu restaurante, ele resolveu viajar para aprender um pouco mais sobre a indústria das carnes. Seus destinos foram a Argentina e os Estados Unidos, países conhecidos pela culinária especializada em churrasco.

Salt Bae

Mas o impulso principal para a sua expansão foi o investimento de um grande empresário turco, chamado Ferik Sahent. Com isso, Nusret começou a ficar mais conhecido, até que em meados de 2014 tornou o seu negócio internacional, abrindo seu primeiro restaurante fora da Turquia.

Atualmente a rede, conhecida como Nusr-et, possui 14 restaurantes espalhados pelo Oriente Médio e Estados Unidos. Existem boatos, até mesmo, de que o chef estaria interessado em abrir uma franquia em território brasileiro. Entretanto, nenhum projeto oficial foi revelado.

A fama de Salt Bae

Apesar de ser muito conhecido no cenário gastronômico, principalmente no Oriente Médio mas também em outras partes do globo, a fama do chef decolou apenas em 2017. Isso porque foi nesse ano que ele fez um post no Instagram Nusret em que preparava um de seus famosos pratos.

No vídeo, chamado de Ottoman Steak, ele fatia uma suculenta costela e finaliza com o seu famoso gesto para salgar a carne. Foi justamente esse gesto que se propagou por toda rede, trazendo ainda mais reconhecimento a Nusret e se transformando em um meme; que passou a ser imitado por internautas ao redor de todo o mundo.

Atualmente, seu restaurante é sinônimo de comida gourmet em Istambul e outras localidades da Turquia. Outro ponto bastante curioso é o nome do estabelecimento. Você já deve ter percebido que ele tem origem no nome do chef, mas deve estar se perguntando o motivo de existir uma separação, não é mesmo?

Bom, o motivo é bastante simples: na Turquia, Et significa carne. Assim, Nusret optou por fazer uma brincadeira com o próprio nome e enfatizar o alimento, utilizando o hífen para isso.

Salt Bae

O toque de Salt Bae

Segundo Nusret, o seu tradicional gesto não foi elaborado para que se tornasse viral ou ficasse em evidência nas redes sociais. Ele diz que o ato de salgamento da carne se deu de maneira natural. Trata-se de um toque final especial, uma maneira de ele “benzer” a carne para os seus clientes.

Entretanto, por se tratar de uma gesticulação bastante incomum, o movimento acabou se tornando muito popular e, hoje, é conhecido e repetido por diversas pessoas ao redor do mundo; havendo, inclusive, camisetas que levam o chef realizando o gesto como destaque.

Polêmicas de Salt Bae

Apesar de ser querido por muitos, Nusret Gokçe também é uma figura cercada por polêmicas. Ele recebe diversos convidados famosos em seus restaurantes, no entanto, alguns deles não agradam o público de uma maneira geral.

Salt Bae

Um exemplo recente foi quando o chef serviu e salgou um cordeiro para o presidente da Venezuela, Nícolas Maduro, e para sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, em Istambul. A controvérsia surgiu após alguns internautas questionarem o motivo de o presidente almoçar em um restaurante luxuoso enquanto muitos venezuelanos passam fome.

Além disso, os altos preços de seus pratos também incomodam muitas pessoas. Este ponto foi evidenciado por uma famoso crítico do New York Post, Steve Cazzuo, que afirmou ter gasto o equivalente a mais de quinhentos reais em um jantar para três pessoas e ainda ter ficado com fome. Ainda neste aspecto, vale citar que, no cardápio de seu restaurante, um dos destaques é um bofe banhado a ouro.

O meme do Salt Bae

A grande verdade é que boa parte de seu reconhecimento se deve aos memes criados na internet. Obviamente que não podemos subestimar a sua técnica culinária, entretanto, é importante dizer que sem o personagem que foi criado a partir da internet, Nusret não teria a mesma fama.

Bofe de ouro do Salt Bae

Tudo começa quando ele coloca a sua clássica camisa branca e seus óculos escuros. Para complementar, o chef possui um cabelo comprido, no qual costuma fazer um rabo de cavalo. Assim, ele desossa e corta as mais variadas carnes com movimentos peculiares, engraçados e um rítmico jogo de cintura.

Em seguida vem o clímax, o momento mais esperado por todos. Nusret Gökçe faz um bico com seus dedos e salpica a carne. Trata-se do ritual que eternizou o cozinheiro e trouxe as atenções do mundo todo para o seu restaurante.

Ainda por cima, este é o ritual que deu origem ao apelido de Nusret: Salt Bae. Assim como o nome de seu restaurante, esta também se trata de outra brincadeira com nomes; já que Salt Bae, em uma tradução livre, significa algo como “namorado do sal”.

Imagens: Instagram nusr-et

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo