Black bass e as características que o destacam na pesca esportiva

Inicio » Pecuária » Black bass e as características que o destacam na pesca esportiva
15/04/2019 Por
Black bass e as características que o destacam na pesca esportiva

Peixe agressivo e predador, o black bass é muito apreciado na pesca esportiva. O black bass, também conhecido como achigã, é um peixe extremamente apreciado na pesca esportiva, devido a sua agressividade e voracidade.  Além dos seus chamativos saltos na superfície da água, ele também possui resistência em sua fisgada, o que atrai a atenção dos pescadores.

Além disso, o black bass é muito utilizado na culinária, e quem experimenta receitas feitas com o peixe garante que a sua carne é bem saborosa. Quer saber mais sobre o black bass? Neste artigo, esclareceremos tudo sobre ele: suas características, criação, comércio e muito mais.

  1. Peixe black bass
  2. Mercado do peixe black bass
  3. Como criar black bass?
  4. Alimentação do black bass
  5. Carne de black bass
  6. Comercialização do black bass
  7. Valor do black bass
  8. Como avaliar a qualidade do black bass?
  9. 6 dicas para a criação de peixes
  10. Por quê conhecer as características do black bass?
  11. Lucratividade do peixe black bass
  12. Pesca do black bass

Black bass

Peixe black bass

Sendo originário da América do Norte, em especial Estados Unidos e Canadá, o black bass é um peixe de cabeça grande, com um corpo alongado e boca larga. O peixe agarra com força as presas com uma espécie de lixa que possui em sua boca.

peixe black bass apresenta diversos tons de cores. Na sua parte superior, possui a cor verde-oliva. Já na parte inferior, encontramos tons de amarelo claro e branco. Já na sua lateral, o peixe possui uma listra preta.

Dentre os diversos peixes de água doce, o black bass é um deles. Com preferência por água tranquila, parada e limpa, ele é originário de pequenos rios e lagos dos Estados Unidos, estando presente, agora, em vários países ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Mercado do peixe black bass

Em nosso país, o peixe apareceu na década de 20, a princípio em reservatórios no sul e sudeste. Ainda hoje a indústria de pesca esportiva movimenta o mercado com a pesca de black bass.

Seu comércio é bastante explorado em hotéis fazenda. Esses, além de criarem ambientes aquáticos para os peixes, também vendem diversos equipamentos e iscas para atrair pescadores.

Entretanto, para quem vende o peixe, é necessário haver dedicação em sua criação, para que sempre tenham oferta para a demanda. Portanto, é necessário que conheçam as técnicas de produção, bem como a alimentação adequada,  o clima e ambiente favorável para tal.

Como criar black bass?

Para a criação de black bass, vale ressaltar que, além da água ser doce, seu pH deve estar entre 7 e 7,5.  Outro fator que favorece a criação do peixe, é o clima da região ser ameno. No Brasil, podemos destacar como favoráveis os estados:

  • Rio de Janeiro;
  • Minas Gerais;
  • São Paulo;
  • Estados do sul do país.

Esse peixe suporta temperaturas de 32°C, porém, o ideal para seu desenvolvimento é a temperatura na média de 15°C/16C°. Outro ponto que favorece a criação é o viveiro possuir de dois a três metros de profundidade, bem como possuir áreas com sombra.

Alimentação do black bass

Esse é um peixe carnívoro e demora um tempo para se adaptar a alimentação de rações industrializadas. Além disso, as rações devem ser de qualidade, o que faz haver um considerável gasto. Portanto, vale avaliar o lucro que se obtém nessa criação.

No caso de ambientes naturais, o peixe adulto costuma se alimentar de outros peixes e sapos. Já o juvenil, se alimenta de peixes menores, insetos e crustáceos. Além disso, ele é voraz e muito agressivo, podendo, inclusive, apresentar canibalismo.

Vale ressaltar, também, que a criação do black bass deve ser solicitada e autorizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Black bass

Carne de black bass

A alimentação com peixes é algo muito comum, principalmente no cotidiano de pessoas que procuram diminuir o consumo exacerbado da carne vermelha. Entretanto, os peixes, assim como outros animais, possuem peculiaridades em relação à sua carne.Em relação à carne do black bass, essa é uma das suas maiores características e um dos motivos pelos quais é muito procurado.

No entanto, não são todas as pessoas que o procuram para caça, já que o black bass é um peixe muito voltado para a pesca esportiva. De qualquer maneira, a sua carne se caracteriza por ser extremamente saborosa e macia. Isso faz com que seja fortemente procurada para consumo.

Como muitos pescadores não querem tirá-lo de seu âmbito natural em meio à pesca esportiva, procurá-lo em mercados é muito melhor.

Comercialização do black bass

Como dito anteriormente, a criação de black bass envolve uma série de fatores e cuidados. A temperatura também é algo que influencia muito no momento em que ele está em cativeiro. Logicamente, isso não acontece somente com o black bass.

Há uma enorme quantidade de espécies de peixes que exigem cuidados mais atenciosos e difíceis de serem ignorados. Logo, para que tenha o lucro adequado, esse peixe precisa ser atenciosamente cuidado. Isso, logicamente, demanda muito tempo e dedicação.

Uma questão que influencia muito nos lucros obtidos a partir da criação do black bass é, justamente, quais são os locais mais favoráveis para a sua criação. Como o RJ, MG, SP e os estados do Sul do Brasil são mais propensos para que ele se desenvolva de maneira adequada, o consumo e a procura por ele também é maior nesses locais.

Afinal, são locais onde muitos já estão familiarizados com a comercialização e crianção desse animal, fazendo com que ele se torne um tipo muito disputado e conhecido, principalmente nas épocas em que a carne de peixe é mais consumida.

Para ter uma ideia mais ampla sobre o preço do black bass, é preciso também levar em consideração todas as dificuldades que seus criadores passam para que ele seja devidamente capturado. Como ele é de fato agressivo, e por isso apreciado para a pesca esportiva, também se torna difícil de capturar.

Isso faz com que ele tenha um valor agregado alto, e quem o comercializa sabe muito bem de todas as suas características e os esforços que sua criação e captura demandam.

Valor do black bass

Mediante ao fato de ser um peixe que exige uma boa dose de cautela quanto à sua criação, cuidados, captura e alimentação, o black bass não é tão barato quanto se imagina.

Em suma, existem empresas que realizam entregas sem custos para peixes dessa espécie, porém, o valor precisa ultrapassar R$ 1.500,00. Para quem já possui experiência no ramo de piscicultura, esse pode não ser um valor tão alto.

No entanto, há muitas pessoas que estão começando nessa profissão e que podem considerar o valor um tanto quanto pesado. Nesses casos, o mais indicado é sempre procurar o máximo possível para encontrar bons fornecedores.

Black bass

Como avaliar a qualidade do black bass?

Pescadores ou profissionais de piscicultura com maior experiência no ramo, podem identificar todas as características do black bass e saber se de fato é ele que está sendo comercializado. Até mesmo pelo preço, é possível descobrir uma série de características desse peixe.

Por isso, o mais indicado é jamais decidir comprar o black bass no primeiro fornecedor que comprar. É preciso, além de saber reconhecer o peixe, também garantir que ele está devidamente saudável.

Dessa forma, é preciso sempre desconfiar quando o preço cobrado está muito menor que o normal. Afinal, como é um animal de difícil captura e difícil de ser cuidado, é raríssimo encontrar alguém que o disponibilizará para venda por um valor extremamente baixo, sabendo da grande mão de obra que ele demanda.

Assim sendo, o mais indicado é adquirir o animal a partir de fornecedores indicados por outros compradores de confiança, ou então, por algum fornecedor conhecido e que ateste a sua qualidade. Os fatores que exigem cuidado ao adquirir o black bass, são muitos.

Também é preciso ter atenção e garantir que o animal não está doente ou machucado. É frequente encontrar consumidores que apresentam um alto índice de insatisfação a partir do momento que percebem que adquiriram, infelizmente, um animal debilitado.

Por isso é extremamente saber reconhecer o black bass e o máximo de informações possíveis sobre a espécie. Caso não haja nenhum tipo de conhecimento sobre o peixe, consultar um especialista ou levar junto algum conhecido que possa ter conhecimento sobre o assunto, é uma ótima segurança.

6 dicas para a criação de peixes

A criação de peixes é algo muito comum, mas que muitas vezes não chega ao conhecimento de pessoas que possuem interesses fora desse segmento. Ainda assim, a criação pode oferecer muito lucro para quem sabe cuidar.

Por conta disso, é um equívoco muito grande achar que cuidar de peixes, principalmente do black bass, é algo fácil e rápido. Na verdade, esse peixe depende de muita paciência que ele consiga se adaptar às alimentações, como rações, durante a sua rotina.

Além disso, por ser um peixe feroz, tende a se acostumar mais facilmente em ambientes onde há maior profundida. Até mesmo porque, dessa forma, sente-se mais próximo do seu habitat e pode, assim, apresentar um comportamento mais tranquilo e amigável.

Seja para criar o black bass ou outra espécie de peixe, seguir algumas dicas é fundamental para garantir o bom desenvolvimento das espécies, ótimos lucros e ganhar a confiança dos consumidores que procuram animais saudáveis e bem desenvolvidos.

  • Tenha a estrutura adequada

Antes de pensar em começar a comprar peixes para criar, primeiro é importante averiguar se o ambiente dispõe da estrutura adequada para que exista a criação. Muitos peixes demandam espaço e se sentem melhores quando podem nadar mais à vontade, assim como black bass.

Não somente com essa espécie, mas também com outras, oferecer um espaço precário pode resultar em diversos problemas, como uma aglomeração desmedida e até mesmo a morte de muitas espécies.

Importante frisar que para garantir a qualidade, principalmente quando se trata de um peixe que pode atingir um determinado peso e tamanho assim como black bass, é indispensável oferecer um ambiente que supra as necessidades básicas de estrutura.

  • Encontre bons fornecedores

Bons fornecedores são o segredo de muitos negócios que dão certo. Logo, o mesmo ocorre com a criação, pesca de black bass e comercialização do peixe black bass. Como se trata de um dos peixes de água doce, é indispensável garantir que os fornecedores saibam como comercializá-lo em segurança e com os devidos padrões de qualidade.

Uma das formas de encontrar bons fornecedores, além da internet, é procurar em associações de pescadores ou piscicultores. Outro meio de encontrá-los é também em escritórios voltados para práticas rurais e demais secretarias de pesca.

  • Aprenda com a concorrência

Muitas pessoas confundem aprender com a concorrência de venda de black bass, com copiá-los. Na verdade, a concorrência dentro do mercado de piscicultura pode ensinar muitas técnicas interessantes de cuidado e, assim, é possível descobrir os maiores segredos de grandes piscicultores.

Muitas informações podem ser adquiridas a partir do momento em que se estuda a concorrência e a forma como ela cria seus animais. Tudo isso colabora para que o futuro empreendedor piscicultor saiba como iniciar o seu negócio e mantê-lo de forma mais segura e profissional.

Black bass

  • Invista em divulgação

Quando se fala em criação de peixes, é muito comum que as pessoas achem que não é necessário divulgar esse tipo de trabalho. De uma certa forma, inclusive, muitas empresas voltadas para esse segmento poderiam, sem dúvida alguma, aumentar consideravelmente os seus lucros a partir de um marketing adequado.

Porém, como fornecem para públicos muito seletos e que já possuem um determinado entendimento sobre as espécies de peixes, acabam deixando de lado esse aspecto e focando somente no boca a boca, panfletagem, lista telefônica, etc.

Logo, quem ingressa nesse segmento e sabe aliar todos os conhecimentos de divulgação e vendas, consegue, tranquilamente, estar automaticamente um passo a frente dos concorrentes. Muitas pessoas adoram peixes, mas não sabem disso. Divulgar o serviço é uma ótima forma de fazê-los descobrir.

  • Água limpa e abundante

Obviamente, para criar o black bass é importante ter água em abundância. Afinal, trata-se de um peixe que necessita de seu próprio espaço. Para isso, é imprescindível garantir que a água do local é limpa, fresca e estará disponível a todo momento.

Como os peixes se alimentam, respiram e literalmente vivem em baixo da água, é preciso oferecer uma moradia adequada e com pH balanceado. Para isso, não pode-se deixar de lado os equipamentos necessários para garantir que a temperatura, a acidez e demais características da água, estejam devidamente propícias.

  • Decida o tipo de manejo

Além das técnicas adequadas de divulgação e um ambiente agradável para os peixes, é preciso ter mente de que os lucros, o crescimento do negócio e a constante expansão das vendas, somente será possível a partir da produtividade e dedicação do proprietário.

Dentro disso, uma das formas mais efetivas de ter certeza de que se dedicará de forma assídua para black bass, é sabendo qual o tipo de manejo será utilizado. Afinal, dentro da piscicultura, há uma grande variedade de tipos de cuidados. Por exemplo:

  • Extensivo;
  • Semi-intensivo;
  • Monocultivo;
  • Policultivo.

Esses são os principais tipos de manejo quanto à criação de peixes. Na modalidade de manejo extensivo, os peixes se encontram agrupados em açudes, lagoas ou represas. Nesse tipo de criação, não há controle em relação aos predadores.

Já no semi-intensivo, o cultivo é caracterizado pela alimentação, fator principal que determinará a criação dos animais. Em contra partida, o monocultivo é a criação de uma espécie só e é indicada para locais onde não estão concentrados muitos alevinos.

Por fim, o policultivo cria diversas espécies e por isso é possível aproveitar a alimentação natural, como musgos ou, até mesmo, peixes que se alimentam de outros.

Black bass

Por quê conhecer as características do black bass?

Se a intenção é criar esse peixe, o mais indicado é sempre conferir todas as informações sobre a espécie. Afinal, por ser feroz, pode demonstrar um pouco de dificuldade a partir do momento que necessita se adaptar com espécies que podem ser consideradas um incômodo para ele.

Por isso, dominar todas as informações e demais curiosidades sobre essa espécie de peixe, é a forma mais adequada de conhecer com profundidade a espécie que está sendo comercializada. Dessa maneira, fica mais fácil de garantir que a sua adaptabilidade seja mais fácil.

Além disso, dentro de qualquer comércio que envolva vendas, é muito importante demonstrar o conhecimento que há para com os produtos. Nesse caso, o peixe. Essa é uma forma de fidelizar clientes, conquistar a confiança dos mesmos e ser, também, um grande ponto de referência na criação do black bass.

Lucratividade do peixe black bass

Uma das principais características do peixe black bass é que a sua comercialização é extremamente lucrativa. Afinal, como é um peixe que desperta muita curiosidade por não ser brasileiro, muitos possuem o desejo de provar a sua carne para averiguar o sabor.

Entretanto, o black bass também pode ser adquirido por campings que dispõem de espaço para pescas esportivas. Logo, esses locais podem entrar em contato para solicitar uma determinada quantidade dessa espécie para adaptá-la no lago.

Pesca do black bass

O motivo é que, por conta de seu temperamento agressivo, muitos pescadores esportivos sentem grande apreço em pescá-lo, já que ele pode valer ótimos prêmios e ainda ser um bom indicativo do talento que determinados profissionais possuem.

De qualquer maneira, é possível ter uma ótima renda com a criação, comercialização e pesca do black bass. Como possui presença extremamente marcante, um tamanho que chama atenção e características que o tornam inesquecível para muitos pescadores, é uma mercadoria de grande procura.

Isso significa que, sabendo como adaptá-lo ao ambiente e tendo o cuidado necessário para com a estrutura e sua saúde, já que ele depende de um local agradável para estar, é possível obter um ótimo faturamento a partir dele. Dessa maneira, o black bass prova que é muito popular em território brasileiro, principalmente entre pescadores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo