Barbado é um peixe de água doce que pode medir até 1,2 metro

Inicio » Pecuária » Barbado é um peixe de água doce que pode medir até 1,2 metro
30/04/2019 Por
Barbado é um peixe de água doce que pode medir até 1,2 metro

Peixe brigador, o barbado gosta de águas escuras e barrentas

O barbado é um bagre de couro liso encontrado em rios brasileiros. Seus dentes pequenos funcionam como uma espécie de lixa, fazendo desse peixe uma espécie voraz.

Capturar um barbado não é tarefa fácil para os pescadores. Considerado um peixe “brigador”, consegue escapar facilmente quando é fisgado por equipamentos mais frágeis. É um peixe que se reúne em cardumes e pode ser encontrado o ano inteiro. Os melhores horários para pescá-lo são durante a noite e ao amanhecer.

Peixe barbado

Características do peixe barbado

O barbado tem esse nome por causa dos barbilhões longos e achatados, em forma de fita, que o peixe tem no canto da boca. Por ser encontrado em quase todo o Brasil, ganha vários apelidos graças à diversidade dos nossos sotaques. Conheça alguns deles:

  • Barba chata
  • Barbado branco
  • Barbudo
  • Gororoba
  • Grudado
  • Peixe Moela
  • Pinarambu

Sua forma é alongada e achatada, e a cabeça é pequena. Além disso, tem como característica marcante a nadadeira, que é adiposa e muito longa. O peixe barbado tem tonalidade castanha, com o dorso cinza. Por outro lado, quando é retirado da água, seu couro adquire um tom esverdeado.

É um peixe grande e saboroso, por isso, a pescaria do barbado é amplamente praticada. Pode pesar até 12 quilos e atingir o tamanho de 1,2 metro. Por ser resistente, a espécie também é alvo da pesca esportiva.

Um detalhe que deve ser considerado por quem pesca o barbado: o peixe é altamente perecível. Portanto, é indispensável colocá-lo no gelo logo depois de tirá-lo da água.

Pescaria de barbado

A pescaria de barbado é amplamente praticada e muito valorizada. O equipamento para a captura dessa espécie “brigadora” deve ser do tipo médio/pesado, montado com chumbo para manter a isca no fundo. As linhas mais apropriadas são de 17, 20 e 25 lb. e os anzóis de n° 4/0 a 8/0.

É um peixe capturado com iscas naturais, como peixes inteiros ou em pedaços e minhocuçu. Deve ser colocado no gelo, logo após capturado porque estraga facilmente.

Um predador entre os peixes de água doce

A dieta do barbado inclui pequenos peixes, camarões e até pequenos anfíbios. Apesar de brigador quando fisgado, tem comportamento pacífico e sedentário na natureza. Entre os peixes comuns em sua dieta estão os sarapós (Adontosternarchus e Eigenmannia), bagres menores como Mandis, Piranhas (Serrasalmus) e pacus.

Por outro lado, não é raro ver o barbado atacando outros peixes capturados em redes, para o desespero dos pescadores.

Onde vive o barbado?

O barbado é encontrado em diversos rios brasileiros. A espécie habita as bacias Amazônica (Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso), Araguaia-Tocantis (Pará, Tocantins e Goiás) e do Prata (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul). Além disso, pode ser encontrado na Bolívia e em outros países da América do Sul.

Assim como outros peixes de água doce, gosta do fundo dos leitos de rios e prefere as águas mais escuras e barrentas.

Pode ser criado em cativeiro, mas os aquários devem ter dimensões mínimas de 300 cm de comprimento e 100 cm de largura. É recomendável colocar uma iluminação moderada e esconderijos formados por troncos e plantas para abrigar a espécie, já que ela vive nos fundos dos rios.

Peixe barbado

Reprodução do barbado

Se reproduz nos períodos de cheias dos rios. Por causa disso, a pesca do animal fica proibida em algumas regiões neste período. É um peixe que atinge maturidade com cerca de 40 cm.

Por serem migratórios, se reúnem em grupos nas estações secas para nadar rio acima. Ao chegarem nas cabeceiras, enfim, se reproduzem. Ao fim da desova, os adultos procuram áreas inundadas ou reservatórios para se proteger dos predadores.

Em condições favoráveis, o barbado pode viver mais de 10 anos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo