Framboesa gera comercialização de cerca de 19 toneladas anuais o Brasil

Home » Agricultura » Framboesa gera comercialização de cerca de 19 toneladas anuais o Brasil
28/10/2019 by
Framboesa gera comercialização de cerca de 19 toneladas anuais o Brasil

Framboesa traz benefícios à saúde e, além disso, tem produção extremamente rentável no país

Rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, a framboesa é uma deliciosa fruta com muitos benefícios à saúde. Elas possuem um grande acúmulo de ácido elágico, um composto fenólico que auxilia na diminuição do risco de câncer.

Das frutas vermelhas, a framboesa é a que mais tem ganhado espaço entre os produtores por conta do baixo custo e alto retorno. A maior parte das framboesas cultivadas no Brasil está em São Paulo. Ao contrário de muitas frutas, as framboesas verdes não amadurecem após serem colhidas.

framboesa

O que é framboesa?

Framboesa é um fruto comestível de uma espécie de planta, vinda da família das rosas.

A framboesa vermelha é nativa da Europa e norte da Ásia, além de ser cultivada em áreas temperadas em todo o mundo.

Estas bagas doces e azedas têm uma vida curta, pois maduram muito rapidamente. Por isso, são colhidas apenas durante os meses de verão e outono. Por esse motivo, as framboesas são mais consumidas logo após a compra.

O sabor dessas frutas é doce e com um tom sutilmente acentuado. As framboesas derretem facilmente na boca por causa de sua textura macia e doce, sendo muito consumidas pelos brasileiros. Por aqui, é comum na utilização de geleias e doces.

Existem muitos tipos de framboesa, incluindo as seguintes:

  • framboesa preta
  • framboesa amarela
  • framboesa roxa

Cada baga de cor tem uma composição única de vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo a framboesa vermelha, ou Rubus idaeus, a mais comum.

Propriedades da framboesa

As framboesas possuem muitos nutrientes, apesar de terem baixo valor calórico. Um copo (120 gramas) de framboesas vermelhas contém:

  • Calorias: 64;
  • Carboidratos: 14,7 gramas;
  • Fibra: 8 gramas;
  • Proteína: 1,5 gramas;
  • Gordura: 0,8 gramas;
  • Vitamina C: 54% da ingestão diária de referência (IDR);
  • Manganês: 41% da IDR;
  • Vitamina K: 12% da IDR;
  • Vitamina E: 5% da IDR;
  • Vitaminas B: 4-6% da IDR;
  • Ferro: 5% da IDR;
  • Magnésio: 7% da IDR;
  • Fósforo: 4% da IDR;
  • Potássio: 5% da IDR;
  • Cobre: 6% da IDR.

De fato, diante dessas propriedades da framboesa, podemos concluir que a fruta é uma ótima fonte de fibra e fornece mais da metade da IDR para a vitamina C, um nutriente solúvel em água, essencial para a função imunológica e a absorção de ferro.

As framboesas também contêm pequenas quantidades de vitamina A, tiamina, riboflavina, vitamina B6, cálcio e zinco.

framboesa

Produção de framboesa é rentável

Inegavelmente, a produção de framboesa tem crescido ano após ano no Brasil. Atualmente, é o 248º produto mais comercializado na CEAGESP. Apenas no ano de 2017 foram comercializadas 19,46 toneladas do produto.

As regiões que mais enviam framboesa para o Entreposto Terminal de São Paulo são:

  • Irapuru – SP (39,74%);
  • Vacaria – RS (18,91%);
  • México (14,57%).

Como plantar framboesa?

Se você está interessado em saber como plantar framboesa, vai gostar de saber que os arbustos são fáceis de cultivar e produzem uma colheita impressionante.

Desse modo, uma ideia bastante simples é plantar diversas variedades de sementes de framboesa para ter uma colheita ininterrupta. Você também pode selecionar plantas que desabrocham em todas as estações para ter uma colheita permanente e frutas frescas sempre.

Para criar as condições corretas de cultivo, escolha uma área que pegue sol o ano todo. Os arbustos de framboesa crescem melhor em pleno sol, devendo passar pelo menos de 6 a 8 horas expostos à luz solar, além de solo rico e bem drenado.

As framboesas são autoférteis, então, você não precisa plantar variedades diferentes para polinizar cruzadamente.

Evitar corredores de vento é muito importante, pois mesmo sendo uma planta resistente, é bastante suscetível a essa intempérie. O mais indicado é plantar perto de cercas, próximo a uma estrutura que bloqueie a corrente de vento. Em resumo, prefira instalar quebra-ventos para plantas.

Para o plantio das espécies vermelhas e amarelas, escolha fileiras, com uma distância de 60 cm entre elas. Já as pretas e roxas podem ser plantadas com 90 cm de distância entre os pés.

É importante que o solo seja bem drenado e livre de contaminação. Um solo favorável, drenado, do tipo misto, proporciona melhor condição para as frutas se desenvolverem.

Para melhorar a qualidade da terra, utilize compostos orgânicos. Uma dica: evite plantar em áreas baixas do terreno, para não empoçar água.

Verificar o pH do solo é importante para as framboesas se desenvolverem. Com um solo levemente ácido, elas florescerão com um pH de 5,6 a 6,2.

framboesa

Benefícios da framboesa

Os benefícios da framboesa incluem sua capacidade de ajudar na perda de peso, melhoria na saúde da pele e fortificação do sistema imunológico. Vejamos mais detalhes em seguida.

  • Perda de peso e saúde intestinal

Por ser rica em fibras alimentares, compostos probióticos e manganês, é ótima para ajudar na perda de peso.

A fibra ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, fazendo você se sentir satisfeito por mais tempo. Além disso, a fibra das bagas é conhecida por ajudar a manter os movimentos intestinais regulares.

  • Reduz rugas

Os poderes antioxidantes dessas frutas vêm da vitamina C, o que ajuda a reduzir as manchas da idade e a descoloração.

Em resumo, elas protegem a pele dos raios solares nocivos. Ao preencher pequenas rugas, elas ajudam a restaurar a aparência jovem da pele.

Algumas pessoas costumam transformar a fruta framboesa em ótimas máscaras faciais para ter uma pele brilhante.

  • Evita a degeneração macular

Algo como três porções de framboesas por dia podem ser um remédio natural contra a degeneração macular. Essa doença ocorre em uma parte da retina, conhecida como mácula, e que leva à perda progressiva da visão central.

Existem inúmeras maneiras de se adicionar a framboesa na dieta do dia a dia, por exemplo, durante o café da manhã no cereal ou iogurte ou ainda em uma salada verde durante o almoço.

  • Potencial anticâncer e prevenção de infecções

A framboesa está carregada de antioxidantes que contêm ácido elágico. Assim, eles impedem eficientemente danos às membranas celulares, neutralizando os radicais livres.

O ácido elágico é um componente fitonutriente das framboesas com substâncias-chave como o kaempferol, a quercetina e as moléculas à base de cianidina. Essas moléculas flavonoides são novamente quebradas em antocianinas, que dão às framboesas sua rica cor vermelha.

Isso tem como resultado a rápida redução do crescimento excessivo de algumas bactérias e fungos. Esses crescimentos geralmente acabam levando a infecções vaginais, podendo também resultar na síndrome do intestino irritável. Assim, a framboesa pode ajudar bastante.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo