O kuvasz é um cachorro inteligente, leal e ótimo para pastoreio

Inicio » Agronegócio » O kuvasz é um cachorro inteligente, leal e ótimo para pastoreio
12/04/2021 Por
O kuvasz é um cachorro inteligente, leal e ótimo para pastoreio

No artigo de hoje, vamos descobrir curiosidades e características de um cachorro grande e amável. O Kuvasz se destaca pelo pelo branco e por ser um animal de porte grande, mas cheio de habilidade.

O cão kuvasz está na lista de cães de pastoreio, muito sua capacidade de ser obediente e inteligência. No entanto, antes de falarmos sobre esses cães de atividade no campo, vamos destacar algumas características do animal.

cachorro da raça kuvasz deitado no campo, embaixo das árvores

Principais características do cachorro kuvasz

O kuvasz é um cachorro de raça grande, que chega a 73 centímetros de altura na fase adulta. Aliás, também é um cachorro pesado, mas, devido à sua altura, pode ser considerado como um animal de peso médio, chegando a atingir 45 quilos.

A estimativa de vida de um kuvasz considera a expectativa de chegar aos 11 anos de idade, o que não é uma média alta se considerarmos outras raças de cães pastores. No entanto, alimentação balanceada e atividade física frequentes colaboram para vida longa e com qualidade.

Essa raça demonstra lealdade aos seus tutores, assim como mostra ter boa relação com crianças e até com outros animais. Seu instinto protetor o torna ótimo cão de guarda, mas é preciso passar por um bom treinamento para direcionar toda a sua energia.

Quais características tornam o kuvasz um bom cachorro para pastoreio?

Antes de qualquer coisa, cães pastores precisam ser espertos. A atividade do pastoreio exige um animal que compreenda e obedeça a comandos com facilidade, além da coragem para vigiar e conduzir animais maiores que eles.

O kuvasz é um bicho inteligente, habilidoso e leal. Essas características juntas, afinal permitem que o cão se destaque no pastoreio, fazendo seu papel de guarda com maestria.

Também é fundamental que os cachorros pastores tenham energia, ou seja, consigam acompanhar o ritmo da atividade rural com fôlego e disposição. O kuvasz tem energia suficiente para isso, aliando sua necessidade de fazer atividade física com frequência.

O fato de ser uma raça com bastante pelo, exige dos tutores um cuidado maior. Nesse sentido, a escovação é importante até mesmo para identificar possíveis parasitas e insetos que fiquem presos na pelagem branca.

10 raças de cachorros pastores

O Kuvasz não é o único elogiado no pastoreio. Aliás, ele também não é um animal mais fácil de ser cuidado, muitas vezes não sendo a primeira opção na busca pelo cão mais adequado para a função. Ainda assim, não negamos suas habilidades e inteligência, já que o próprio cachorro conquistou sozinho seu título de cão pastor.

A lista a seguir mostra outras raças que também se dão bem no pastoreio, sendo várias delas já conhecidas dos brasileiros:

Por fim, ambas as raças têm inteligência e esperteza em comum. Os cachorros maiores, como pastor alemão e pastor belga ainda perdem para a altura do kuvasz, que impõe presença com seus mais de 70 cm. Mesmo assim, todos eles se destacam no pastoreio por serem cães legais, cheios de energia e capacidade de seres ágeis diante de animais que são muito maiores, como vacas e bois, por exemplo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo