SIGSIF é selo de qualidade regulamenta alimentos de origem animal

Inicio » Agronegócio » SIGSIF é selo de qualidade regulamenta alimentos de origem animal
28/06/2019 Por
SIGSIF é selo de qualidade regulamenta alimentos de origem animal

O SIGSIF analisa e vistoria todos os alimentos de origem animal que entram ou são produzidos em território nacional

O SIGSIF controla o trabalho de exportadores, importadores e produtores nacionais. Todos os tipos de alimentos de origem animal devem passar por seus critérios, obrigatoriamente.

Uma das obrigações do SIGSIF é garantir a qualidade, procedência e segurança dos produtos. Por isso, os alimentos que passam pelo processo de fiscalização recebem um selo SIF.

SIGSIF

O que é SIGSIF?

SIGSIF é uma sigla correspondente a um serviço obrigatório prestado e fiscalizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A sigla significa Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal.

Este sistema, portanto, controla todos os estabelecimentos que possuem o número SIF (serviço de inspeção federal), assim como os exportadores para o Brasil.

Por sua vez, o SIF está vinculado ao DIPOA, que é o departamento de inspeção de produtos de origem animal. Este departamento, portanto, é o responsável por garantir a qualidade dos produtos de origem animal para o mercado externo, ou interno.

Atividades de responsabilidade do serviço de inspeção federal

Mas afinal, o que é o serviço de inspeção federal? Quais atividades ele realiza?

Bom, os produtores rurais estão sujeitos a estas atividades e normativas estabelecidas pelo sistema. O serviço, então, opera diante de toda a comercialização, produção, importação e exportação dos produtos que estão registrados no sistema.

SIGSIF

Assim, algumas atividades de responsabilidade do órgão, são:

  • Elaboração de relatórios analíticos sobre as atividades desenvolvidas no Brasil em relação a abates, comércio e produção
  • Cadastro e habilitação dos produtos estrangeiros que exportam para o Brasil
  • Controle e emissão de certificados sanitários internacionais
  • Análise de rótulos
  • Disponibilização de dados e informações para os fiscais federais agropecuários
  • Disponibilização de dados e informações para as empresas cadastradas com SIF

Como funciona o selo do SIF?

Para que o produtor possa comercializar os produtos de forma segura, e com a garantia do órgão, exste a emissão de um selo SIF. Ele foi criado, então, quando ocorreu a regulamentação dos serviços de inspeção nos estabelecimentos.

Para receber o carimbo SIF, então, o produto deve passar por diversos processos de fiscalização. Desta forma, os produtos de origem animal passam obrigatoriamente por fiscalização e são de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento. Com isso, o Brasil realiza as exportações de forma segura para mais de 180 países.

SIGSIF

Saiba mais sobre o PGA SIGSIF

Você sabe o que é PGA SIGSIF? É uma nova Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Assim, é entendido como um sistema utilizado para realizar os procedimentos realizados pelo órgão. Essa plataforma, portanto, tem a autoridade para analisar:

  • o registro de produtos de origem animal cadastrados no SIF
  • os estabelecimentos relacionados
  • e os estabelecimentos estrangeiros habilitados para exportar produtos de origem animal ao Brasil

Estes procedimentos, então, são relativamente novos e foram lançados pelo governo federal em 2017. Inclusive, o MAPA lançou um documento com uma série de perguntas e respostas que pode facilitar o entendimento das regras do SIGSIF por parte dos produtores rurais. Confira o documento do Ministério.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo