Cavalo mustang é o último equino selvagem do continente americano

Inicio » Pecuária » Cavalo mustang é o último equino selvagem do continente americano
25/03/2019 Por
Cavalo mustang é o último equino selvagem do continente americano

O cavalo mustang faz parte do imaginário popular por ser belo, imponente e com aspecto selvagem

Admirado em todo o mundo, o cavalo mustang tem fama de ser uma raça originária dos EUA. No entanto, a espécie foi introduzida na América por colonizadores espanhóis no século XVI.

Dotado de enorme força e resistência, o cavalo mustang era usados tanto pelos índios quanto pelos pioneiros desbravadores no período de colonização. Considerado raro, o mustang americano selvagem é, inclusive, protegido por lei no país.

O cavalo mustang selvagem ainda resiste em algumas áreas dos EUA. A raça é protegida por lei

Origem do cavalo mustang

O cavalo mustang chamou a atenção dos colonizadores europeus que chegaram depois dos espanhóis nos EUA. Eles encontraram indígenas andando a cavalo e descobriram que eram os mustangs. Naquela época, alguns povos nativos já haviam conseguido domar alguns equinos da raça.

As vastas planícies do país e a ausência de predadores naturais ajudaram os mustangs a se multiplicarem em solo americano. No início do século XX,  havia cerca de 2 milhões de exemplares. Os agricultores, que temiam a competição dos cavalos com os seus bovinos por pastagens, começaram a caçá-lo.

Os mustangs quase foram dizimados, mas em 1971 o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que declarou a espécie protegida e proibiu sua caça.

Características do cavalo mustang

Os mustangs são cavalos pequenos (medem em torno de 1,55m). Por outro lado, são extremamente fortes e ágeis. O mustang tem olhos belos e expressivos e uma pelagem curta. Outras características são:

  • Crina longa e lisa
  • Traseiro baixo
  • Cabeça pequena
  • Coice forte, com impacto equivalente a 1 tonelada

Os animais podem ter coloração caramelo com a crina preta, mas há alguns com um tom acinzentado. O mais raro é o cavalo mustang branco. Altamente resistentes, sobrevivem com pouca comida e suportam bem tanto temperaturas quentes quando frias.

Personalidade do mustang

O cavalo mustang, apesar da natureza selvagem, tem uma tendência a proteger as pessoas que o rodeiam e os outros equinos com os quais convive. Quando não estão em estâncias, eles costumam andar em grupos que podem reunir até 15 cavalos. Esse comportamento social é uma defesa, já que sozinhos eles ficam mais vulneráveis. Outro traço marcante da personalidade desse cavalo é a sua inteligência aguçada.

Cavalo mustang

Indicações para o mustang

Embora seja muito ágil na natureza, a raça mustang não é indicada para os jockeys, já que não são tão velozes em corridas. Entretanto, o mustang é o cavalo queridinho da indústria cinematográfica, que já usou animais dessa raça em diversos filmes. Uma curiosidade: o cavalo retratado no filme “Spirit- O Corcel Indomável” (2002), é um autêntico mustang selvagem de cor caramelo. Na história, Spirit é um cavalo que resiste a ser domado pelo homem, mas desenvolve uma profunda amizade com um jovem indígena.

Preços do cavalo mustang

O cavalo mustang, por ser uma espécie ainda preservada em reservas na natureza, não é amplamente comercializado. Os animais precisam ser exportados dos Estados Unidos e, por causa disso, o custo desse equino é alto, podendo ultrapassar R$ 10.000,00. Além de desembolsar um bom dinheiro, quem pretende adquirir um mustang deve obter uma autorização do governo americano.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo