Correção do solo é fundamental para a saúde da plantação

Inicio » Agricultura » Correção do solo é fundamental para a saúde da plantação
24/03/2021 Por
Correção do solo é fundamental para a saúde da plantação

Para que o Brasil seja uma grande potência na agricultura, é necessário conhecer e saber aproveitar os recursos disponíveis. Quando falamos em produção agrícola, considerar as condições do solo são fundamentais para ter sucesso na produção. Por isso, neste artigo vamos conversar sobre correção do solo.

A princípio, você pode se perguntar o que é correção do solo e como fazer esse procedimento, mas antes é necessário compreender o que uma terra em desiquilíbrio significa. Um solo saudável também contribui para a saúde das plantas, combatendo doenças e pragas e evitando maiores perdas na produção.

A importância da correção do solo é garantir um equilíbrio no seu PH, ou seja, um nível de acidez que não seja prejudicial para o tipo de plantação que se deseja fazer. Para que o produtor saiba qual o nível do PH do solo, é necessária uma análise laboratorial e a identificação de quais nutrientes estão presentes na terra.

Como fazer a correção da acidez do solo?

Existem diferentes métodos para reduzir a acidez do solo agrícola e a mais comum é a calagem. A calagem do solo é uma técnica de aplicação de calcário na terra, visando sua neutralização.

Em outras palavras, a calagem é capaz de corrigir o solo e também elevar sua produtividade. É uma técnica considerada de baixo custo, que também oferece magnésio e cálcio para as plantas.

Saiba quais são as principais vantagens da calagem:

  • Aumenta a disponibilidade de nutrientes no solo
  • Possibilita melhorias físicas e químicas no local aplicado
  • Tem um baixo custo para o produtor rural
  • Neutraliza o alumínio, que é prejudicial para as plantas
  • Possui um retorno econômico alto e colabora para a correção de grande parte do solo ácido brasileiro
  • Também atua como um fertilizante

correção do solo

Correção do solo e adubação andam de mãos dadas!

Nós já sabemos que a calagem também oferece elementos fundamentais para a saúde das plantas. No entanto, o que vale a pena destacar, é que esse processo não termina por aí quando o assunto é produção em alta.

Nesse sentido, é fundamental compreender que a fertilização agrícola é capaz de suprir a carência de nutrientes que o solo tem, seja por desgaste da própria colheita ou outros fatores.

Dessa maneira, alinhar a correção do solo ao processo de adubação é o caminho para uma lavoura produtiva. A adubação correta é uma preocupação necessária, já bastante conhecida dos produtores brasileiros. Apesar da calagem também oferecer fertilização para o solo, é preciso analisar a necessidade de nutrientes que o cultivo específico exige.

Existem diferentes tipos de fertilizantes (adubos) no mercado. De maneira geral, estão disponíveis fertilizantes minerais (também conhecidos como fertilizantes químicos), orgânicos e organominerais. Eles desempenham papéis específicos, oferecendo nutrientes diversos para distintas culturas agrícolas.

Quando devo realizar a correção do solo?

Após a identificação de que é necessária a correção do solo, o produtor deve fazer a calagem alguns meses antes do plantio. Sua aplicação deve ser feita de maneira estratégica, com o objetivo de ter uma lavoura saudável e produtiva por muito mais tempo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo