Fedegoso traz benefícios no consumo humano e prejuízos nas plantações

Inicio » Agronegócio » Fedegoso traz benefícios no consumo humano e prejuízos nas plantações
30/07/2019 Por
Fedegoso traz benefícios no consumo humano e prejuízos nas plantações

O fedegoso é um vegetal que possui propriedades medicinais e auxilia no sintoma de inflamações e dores. Apesar de ser utilizada para a saúde dos humanos, o fedegoso pode fazer mal quando é consumido pelas vacas. A planta intoxica os animais e traz preocupação aos produtores rurais.

fedegoso é um arbusto que apresenta flores amarelas na época de floração. Contudo, torna-se uma planta invasora poderosa quando cresce em meio aos cultivares. É bastante resistente e compete pelos nutrientes do solo.

  1. O que é fedegoso?
  2. Quais as características do fedegoso?
  3. Quais culturas a planta pode atacar?
  4. Intoxicações causadas pela planta
  5. Consumo do pau fava
  6. Aparência do fedegoso
  7. Plantio do fedegoso
  8. Chá de fedegoso
  9. Contraindicações do pau fava
  10. Onde encontrar fedegoso em pó?
  11. Fedegoso para fins espirituais
  12. Erva daninha
  13. Como encontrar a planta fedegoso?
  14. Como evitar a intoxicação de fedegoso?
  15. Crianças podem consumir fedegoso?
  16. Fedegoso branco

fedegoso

O que é fedegoso?

Fedegoso é uma planta chamada cientificamente de Senna occidentalis. A espécie possui propriedades medicinais que trazem benefícios para o consumo humano. Também chamado de café negro ou folha do pajé, partes do vegetal podem ser fervidos com água e ingeridos na forma de chás.

Contudo, também pode se tornar uma planta invasora quando nasce em meio às produções agrícolas. Como erva daninha, portanto, é bastante difícil de manter o seu controle. Isso porque o pé de fedegoso é uma espécie resistente e se multiplica facilmente.

Quais as características do fedegoso?

A planta fedegoso age sobre o sintoma de algumas doenças, assim, traz alívio e bem-estar. O vegetal possui efeito laxante, diurético e combate inflamações. Algumas pessoas também fazem o tratamento de fedegoso para diabetes.

Confira, então, alguns benefícios do chá de fedegoso:

  • Capacidade de diminuir a febre
  • Auxilia no tratamento e diminui os sintomas de complicações menstruais
  • Ajuda a combater a anemia
  • Fortalece o fígado prevenindo, assim, complicações hepáticas
  • Auxilia nas dores, principalmente as de cabeça
  • Faz bem para o sistema urinário, pois ajuda a tratar infecções

Quais culturas a planta pode atacar?

Também conhecido pelo popular de fedegoso verdadeiro, o vegetal cresce em pastagens e terrenos baldios, assim como pomares e outras áreas cultivadas. Ou seja, é uma planta invasora bastante frequente entre os cultivares.

Um dos fatores que aumentam a sua interferência no campo é o fato de ser difícil de ser controlada através de agentes químicos. A planta pode produzir até 600 sementes, sendo que muitas delas ficam anos dormentes no solo.

O vegetal, portanto, ataca muitas culturas diferentes. O fedegoso na soja, por exemplo, é um dos exemplos onde a erva daninha pode causar estragos.

Além da soja, outras plantações invadidas comumente, são:

  • Algodão
  • Arroz
  • Banana
  • Batata
  • Café
  • Cana-de-açúcar
  • Feijão
  • Maçã
  • Milho
  • Trigo

Intoxicações causadas pela planta

Além de ser uma erva daninha o fedegoso branco, então, também pode ser prejudicial para o gado. As sementes da planta, assim como o caule e as folhas, apresentam toxinas que prejudicam a criação de vacas.

Já foram registrados surtos de intoxicação nos animais devido à ingestão da planta, principalmente na região Sul, após períodos de muito frio.

Os sintomas que surgem nos animais são diarreia, fraqueza, além de falta de coordenação. Quando está intoxicada, a vaca apresenta tremores, muitas vezes cai e não consegue mais se levantar. Outro sintoma é a necrose dos músculos cardíacos, assim como enfraquecimento muscular.

Entretanto, o produtor deve estar atento aos sintomas e não confundir a ingestão de fedegoso com outras doenças, como raiva ou botulismo.

fedegoso

Consumo do pau fava

O fedegoso, ou pau fava, no fim, acaba se mostrando uma planta de extrema utilidade quando consumida corretamente por seres humanos. Após entender os benefícios do chá de fedegoso, aprender como prepará-lo também é uma ótima forma de criar um cronograma para consumi-lo de maneira correta.

Entretanto, é preciso ter em mente que tudo aquilo que é consumido em excesso, faz mal. Como visto anteriormente, o fedegoso pode apresentar determinadas reações nocivas aos animais. Logo, o ser humano também precisa ter cuidado no seu consumo.

Não que tomar o chá de fedegoso fará mal à saúde. Afinal, uma planta que foi caracterizada como sendo ótima para a saúde, dificilmente fará grandes males a alguém. Porém, é preciso saber como consumir o chá de maneira correta e sempre, em todas as hipóteses, evitar o consumo exagerado.

Aparência do fedegoso

O pé de fedegoso possui uma característica muito própria, já que as suas flores amarelas o tornam muito visível. No entanto, mesmo sendo considerado uma erva daninha, ele não pode ser considerado uma planta devidamente exótica.

O motivo para esse fato é que a sua aparência não possui atributos tão diferentes a ponto de considerá-lo uma planta com características físicas extremamente diferenciadas. Porém, é muito comum encontrar pessoas que procuram o fedegoso verdadeiro para plantar na calçada.

Entretanto, como existe mais de um tipo de fedegoso, nem todos crescem e aparecem no formato de árvore. Ainda assim, ele pode ser, quando longe de outros plantios e de animais, considerado uma planta bonita e bela para se ter como enfeite.

Porém, é válido reforçar que muitas outras plantas podem mostrar uma característica física muito semelhante a ele, mas isso não necessariamente significa que seja um fedegoso.

Plantio do fedegoso

Para quem deseja tê-lo como uma planta decorativa, é possível encontrar as sementes à venda para plantio. Em geral, os pacotes vendidos possuem 100 unidades e custam em torno de R$ 30,00 cada pacote.

A vantagem de adquirir as sementes para plantio é que, na própria embalagem, é possível encontrar diversas especificações sobre a melhor forma de plantar fedegoso, como fazê-lo crescer de forma abundante e quais os cuidados são necessários.

Um dos motivos que fazem com que as sementes sejam muito procuradas é o fato de estarem devidamente cuidadas. Afinal, na hora de remover o fedegoso, muitas pessoas acabam machucando-o, bem como suas sementes. Isso pode prejudicar de grande forma o plantio.

fedegoso

Chá de fedegoso

Para fazer o chá de fedegoso e ter os resultados desejados nos problemas que devem ser tratados, basta separar:

  • 500 ml de água fervente;
  • Pó de fedegoso.

Para prepará-lo, basta adicionar em torno de meia colher do pó da planta de fedegoso, aguardar 10 minutos, coar e beber.

Uma informação que é de suma importância e não deve ser deixada de lado de maneira alguma é o fato de ser extremamente importante consultar um médico antes de fazer o uso da planta.

Em casos de dúvidas, o melhor a se fazer é não tomá-lo e aguardar a próxima consulta médica com um clínico geral ou com um fitoterapeuta para garantir que é possível ingeri-lo.

Os chás naturais costumam agregar uma série de benefícios para quem os consome e o mesmo ocorre com o chá de fedegoso. Porém, é preciso ter consciência de que ele não substitui nenhum tratamento médico e que é necessário, se o indivíduo possui algum problema de saúde, manter o acompanhamento médico em dia.

Contraindicações do pau fava

Um problema muito comum encontrado entre a grande maioria das pessoas que fazem o uso de chá de fedegoso, é em relação aos efeitos colaterais que ele pode fornecer em gestantes e demais pessoas sensíveis a determinadas plantas que não têm conhecimento sobre para que serve fedegoso.

Mesmo que os benefícios do fedegoso se apresentem de forma latente após os consumidores descobrirem para que serve o fedegoso, como o uso do fedegoso para diabetes, é preciso ressaltar que pessoas com organismos sensíveis devem ficar longe do chá.

As gestantes, por exemplo, podem apresentar problemas ao ingeri-lo. Mesmo que os benefícios sejam muitos, a força que a planta possui no organismo pode causar alterações na pressão da gestante, taquicardia e risco de aborto.

Além do mais, mesmo não sendo gestante, é preciso ter muito cuidado ao consumi-lo. Como já mencionado, na dúvida, é sempre mais adequado procurar um profissional da saúde para obter todas as respostas desejadas e, dessa forma, evitar demais problemas.

Assim, indivíduos que possuem determinadas sensibilidades cardíacas, pressão desregulada, entre outros problemas, não podem tomar nenhuma atitude sem antes conversar com um médico de confiança.

Onde encontrar fedegoso em pó?

Infelizmente, essa planta não é tão fácil assim de se encontrar. Assim como muitas ervas daninhas, pode ser confundido com alguma outra planta ou ainda ser encontrado em regiões muito afastadas de centros urbanos.

Porém, como o chá muitas vezes é feito com o pó dessa planta, há possibilidades de encontrá-lo em casas de produtos naturais. Uma das maiores vantagens de procurar determinados produtos em casas de produtos naturais é a grande variedade de mantimentos que estão dispostos no local.

Isso porque, em tais estabelecimentos, é muito comum encontrar os mais variados produtos voltados para a saúde. A grande vantagem é que todos eles são naturais e podem ser adquiridos conforme a quantidade desejada, já que dispõem da versão de granel de cada um.

Logo, o pó de fedegoso pode ser encontrado em quantidades já fracionadas para venda ou então a granel. Outros locais onde o fedegoso pode ser encontrado são as famosas casas de chás que existem em diversos estados e cidades do Brasil.

Esses locais são especializados em todos os tipos de chás possíveis, fazendo com que seja fácil encontrar uma enorme e satisfatória variedade. Caso ainda assim não seja possível encontrar o pó do fedegoso para fazer o chá, muitas pessoas aguardam a planta secar e depois a maceram.

Fedegoso para fins espirituais

Muito além de também ser utilizado como uma planta medicinal, o fedegoso também pode ser utilizado para realizar banhos energéticos. Ou seja, para isso, basta pegar a planta e macerá-la dentro de uma água bem quente.

Assim como o chá, pode também ter efeitos relaxantes no corpo e proporcionar maior tranquilidade, já que auxilia a tirar o estresse do dia a dia e promover noites tranquilas e saudáveis de sono.

Erva daninha

Mesmo com os benefícios, sabe-se que ele é uma erva daninha e que rouba os nutrientes de outras plantas. Assim como é possível encontrar fedegoso na soja, outros plantios também sofrem de forma grave com a invasão dessa planta. Por conta disso, é preciso saber como driblar esse problema.

No entanto, esse é um momento muito delicado para quem necessita removê-lo. Afinal, apesar de ser uma erva daninha, ele oferece uma série de benefícios para a saúde humana. Isso faz com que muitos indivíduos sintam dificuldade na hora de removê-lo, já que ele pode ser útil em algum momento.

Como controlar?

Mesmo com os seus benefícios cada vez mais populares entre as pessoas que adoram alternativas naturais, assim como o chá de fedegoso, é importante ter em mente que a raiz de fedegoso é realmente forte e causa a perda de nutrientes de outros plantios.

Obviamente, o fedegoso não é o único problema de profissionais produtores e que trabalham com plantio, já que é possível encontrar uma infinidade de ervas daninhas, além do fedegoso planta, que podem causar uma série de problemas para as outras plantas.

Muitas vezes, em um plantio, determinadas plantas começam a enfraquecer de maneira sucinta, o que faz que com que nem sempre os produtores tenham noção do real problema. A partir disso, começam a enfraquecer de forma muito rápida, perder a cor, não se desenvolver mais e, até mesmo, morrer.

Isso ocorre porque, no exemplo do fedegoso, as plantas perdem uma imensa quantidade de nutrientes. Esse é o motivo pelo qual as ervas daninhas são tão fortes: elas roubam nutrientes e vitaminas importantes que seriam de outras plantas.

Tudo isso faz com que seja muito difícil removê-las de forma realmente eficaz. Por conta disso, não somente o fedegoso, mas também outras plantas que podem estar atrapalhando o desenvolvimento de outros alimentos, devem ser removidos do local.

fedegoso

Materiais para controle

Porém, para isso é preciso ter paciência e calma, já que nem sempre o indivíduo acerta na forma de remoção e necessita realizar o mesmo processo novamente. Em suma, será necessário:

  • Roçadeira ou foice;
  • Controlar o avanço da planta.

Existem casos onde o fedegoso está muito avançado e isso já é o suficiente para fazer com que sua remoção não seja eficaz como o esperando. Ainda assim, é preciso removê-lo sempre antes da formação de sementes.

Além disso, a eliminação deve ocorrer através da utilização de roçadeira ou foice. É preciso eliminar o máximo possível da planta, nem que isso signifique ter que tirar um pouco da terra do local onde ela nasceu.

O importante, nesse caso, é que o local de nascimento do fedegoso esteja, de fato, limpo e sem nenhuma semente na terra.

Não o descarte completamente

Mesmo com os benefícios do fedegoso sendo algo muito popular entre naturalistas, nem sempre mantê-lo junto de outras plantas é uma boa opção. Entretanto, é preciso lembrar que tudo na natureza é reaproveitável e o mesmo ocorre com ervas daninhas.

Se possível, há como abrir um espaço para o fedegoso se desenvolver de maneira adequada e sadia sem a necessidade de roubar nutrientes e matar outras plantas. Dessa maneira, é possível utilizar de seus benefícios e ainda mantê-lo saudável e em um local específico para ele.

Onde encontrar a planta fedegoso?

Após conhecer os benefícios do fedegoso e entender como ele pode impactar de maneira positiva o organismo, saber onde e como encontrar essa planta também é importante para garantir o tipo de tratamento adequado ou até mesmo para removê-la do local de onde está tirando os nutrientes de outros plantios.

Como dito anteriormente, a variação em pó da planta pode ser mais facilmente encontrada através de casas de produtos naturais. No entanto, a planta fedegoso é mais facilmente encontrada em pastagens e solos férteis.

Além do mais, as beiras de estradas também são locais onde a planta pode ser encontrada. Em contrapartida, ele tem uma época certa para aparecer, já que sua brotação ocorre na primavera.

Ademais, é preciso ter muito cuidado para não confundi-lo com plantas semelhantes e correr o risco de utilizar a planta incorreta.

Como evitar a intoxicação de fedegoso?

Evitar a intoxicação de fedegoso é muito fácil. Em suma, é preciso ter em mente que, assim como qualquer outro método, quando consumido em excesso, ele pode resultar em determinados efeitos que não serão benéficos para o corpo.

Logo, é um equívoco achar que a planta apresenta riscos quando consumida em grande quantidade e condená-la caso algo não saia como planejado no seu consumo. Logicamente, há probabilidades muito menores de haver intoxicações em seres humanos, diferente do que ocorre com animais, como as vacas.

Porém, é preciso ter noções claras de como consumi-lo. Para evitar a intoxicação, basta apostar na moderação do consumo e ter certeza de que está consumindo a planta certa. Afinal, muitas apresentam similaridades com o fedegoso, mas ainda não chegam a ser, de fato, o mesmo.

Dessa maneira, se a intenção é utilizar a planta para chás e fins medicinais, um copo por dia é mais que o suficiente para evitar problemas digestivos e de intoxicação. Além disso, mesmo já tendo dito, é muito importante frisar novamente que o chá não é recomendado para gestantes.

Crianças podem consumir fedegoso?

Mesmo que os benefícios do fedegoso sejam muitos, é indicado que crianças não sejam submetidas ao seu consumo. Afinal, podem não ter o organismo adequado para suportar os efeitos do chá. Porém, se a intenção for tratá-las no exterior, como para queimaduras, feridas, alergias e demais problemas, a planta pode ser utilizada sem problemas.

Fedegoso branco

Assim como o tradicional, o fedegoso branco também é uma planta difícil de ser controlada através dos métodos tradicionais. Isso significa que, muitas vezes, é necessário apelar para outras metodologias.

Muitas pessoas procuram acabar com o crescimento da planta do tipo branca jogando água fervendo, ou água com vinagre, no seu local de nascimento. Dessa maneira, é possível enfraquecer, aos poucos, o local de nascimento do fedegoso.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo