Endro é uma erva oriental muito utilizada em países europeus

Inicio » Agricultura » Endro é uma erva oriental muito utilizada em países europeus
30/08/2019 Por
Endro é uma erva oriental muito utilizada em países europeus

O endro é consumido desde a antiguidade pois, além de dar sabor aos alimentos, traz benefícios para a saúde. A erva é aromática e, assim, possui sabor suave e pode ser utilizada por inteiro: desde suas folhas até as sementes.

endro traz diversos benefícios para a saúde e muitas vezes é consumido na forma de chás. A bebida é diurética e auxilia em alguns tipos de dores, como estomacais e cólicas.

  1. O que é endro?
  2. Para que serve o endro?
  3. Como fazer o chá de endro?
  4. Utilidades do chá de endro
  5. Como plantar endro?
  6. Cuidados no consumo do endro
  7. Quais são os benefícios do endro?
  8. Propriedades do endro
  9. Onde encontrar endro?
  10. Comprar ou plantar endro? O que é melhor?

Endro

O que é endro?

Endro é uma planta que faz parte da família das Apiáceas, portanto, é parente da salsa e da cenoura. Também chamado de aneto ou dill, o vegetal é bastante comum no Oriente, utilizado na forma de erva aromática. Nos países do leste Europeu, então, aproveita-se desde suas folhas até a semente.

Além de suas funcionalidades na gastronomia, os benefícios do endro também são aproveitados de forma medicinal. Desde a antiguidade alguns povos já produziam chás com a planta, é o caso dos iranianos, gregos e egípcios.

Para que serve o endro?

Vamos entender, então, para que serve o endro? O cultivo do vegetal é bastante simples, ele pode ser produzido no quintal de casa. As folhas geralmente são utilizadas como tempero em pratos salgados. Os vegetais em conversa, portanto, são temperados com a erva com grande frequência.

Confira, então, algumas dicas de uso:

  • Muito utilizado como condimento, possui aroma e sabor delicados e é considerado um parente da erva doce.
  • As sementes do vegetal são picantes e, por isso, muitas vezes são utilizadas na composição de conservas de pepino e couve-flor.
  • Pode ser utilizado para perfumar ambientes, como aromatizador.
  • É rico em sais minerais, fibras e vitaminas. Portanto, muitas pessoas o consomem para o fortalecimento de cabelos e unhas, por exemplo.
  • Uma dica é utilizar a erva no preparo de peixes. Geralmente as receitas com endro combinam muito com o salmão.
  • Pode ser armazenado na geladeira, desde que seja mantido em potes ou sacos fechados.
  • Se preferir consumir a erva seca, o melhor é guardar em um vidro fechado.

Como fazer o chá de endro?

chá de endro é muito utilizado para algumas irritações, como o tratamento de cólicas e dores no intestino. Para preparar a bebida, é muito simples. Confira o passo a passo a seguir:

Os ingredientes são uma colher de folhas picadas e sementes da erva e uma xícara de água fervendo.

Para preparar, basta acrescentar a planta na água e colocar a mistura em uma xícara. Aguarde pelo tempo de 15 minutos, até que a infusão esteja pronta. Depois, então, passe o líquido por uma peneira. A bebida está pronta para ser tomada, a indicação é que não seja adoçada para se evitar o açúcar.

Endro

Utilidades do chá de endro

Muito além de tomá-lo, o chá de endro pode ser consumido das formas mais variadas. Uma delas, por exemplo, é para fortificar os cabelos ou manter a pele sempre hidratada e evitar o envelhecimento precoce.

Para isso, basta misturar o chá em um shampoo, quando for para utilizá-lo no cabelo. Caso a intenção seja aplicá-lo na pele, o chá pode ser espalhado com um pedaço de algodão e em seguida retirado com água morna.

Como plantar endro?

O processo para o plantio do endro é muito simples e a erva dará um aroma diferenciado ao quintal. É possível, inclusive, realizar o plantio em apartamentos, utilizando vasos ou floreiras.

planta se adapta muito bem aos recipientes, desde que tenha sol e boa drenagem. Lembre de regar regularmente, contudo, evite de encharcar a terra.

Para realizar o plantio da erva, então, basta inserir a semente no solo e tapar com uma fina camada de terra. Faça o desbaste das mudinhas de tempos em tempos, evitando que ela cresça demais. Aproveite as folhas no uso da culinária.

É comum que muitas pessoas, após descobrirem o que é o aneto, fiquem extremamente curiosas para saber como utilizá-lo de forma mais participativa em sua rotina. Afinal, o dill, que é o endro, é conhecido por apresentar inúmeros benefícios para a saúde.

Dessa maneira, torna-se indispensável utilizá-lo no dia a dia. A questão, na verdade, que muitas pessoas abordam, é em como utilizá-lo. De fato, a forma mais comum é em forma de chá. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é como utilizar o chá de endro.

Cuidados no consumo do endro

Com suas muitas propriedades benéficas, é comum que muitas pessoas queiram utilizar a erva, inclusive em forma de chá. No entanto, é sempre indicado ter cuidado na hora de consumi-lo. Como sempre é dito, os chás e ervas podem ter um efeito extremamente positivo.

No entanto, também é comum encontrar pessoas que apresentaram efeitos adversos por conta do consumo exacerbado. Infelizmente, isso é mais comum do que se pensa e por isso o cuidado deve ser redobrado, ainda mais quando não há a certeza de pode-se consumir o endro ou não.

Logo, ainda que seja uma planta muito benéfica para a saúde e estética como um todo, a erva deve ser consumida com moderação para evitar que alguns sintomas indesejáveis apareceram. Logo, os principais cuidados são para:

  • Crianças com menos de 6 anos;
  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes de diabetes.

O chá ou o endro fresco em determinadas receitas, pode apresentar uma queda um pouco maior do índice de açúcar no sangue. Dessa maneira, pode-se mostrar um pouco prejudicial para aqueles que precisam manter um nível de açúcar equilibrado no sangue.

Endro

Quais são os benefícios do endro?

Quando consumido da forma correta e na medida certa, é fato que o endro pode oferecer muitos benefícios. Entre os principais benefícios do endro, alguns adquirem maior popularidade, fator que faz com que muitas pessoas queiram aprender como plantar endro e tê-lo, até mesmo, em suas residências.

Logicamente, não há nada de ruim nisso, mas é necessário saber plantá-lo e mantê-lo sempre saudável. Afinal, o endro fresco ou endro seco pode oferecer os mesmos benefícios, mas desde que passem pelo processo correto.

De qualquer maneira, a erva é ótima para agregar um bem-estar sem igual, sendo comumente utilizada em forma de chá de endro coentro para garantir saúde e demais fatores que fazem com que muitos consumidores sintam-se bem. Por exemplo:

  • Melhora o sono

Uma das suas maiores vantagens e pela qual é extremamente procurado, é por conta da melhora significativa que ele oferece para quem tem dificuldade em dormir. O chá de endro e erva doce, por exemplo, é extremamente benéfico e pode ser tomado em uma temperatura de morno para quente.

Além disso, como se trata de uma planta de efeitos naturais, é comum que ele possa apresentar um efeito um pouco lento, mas isso somente ocorre nos primeiros momentos do consumo e até o consumidor se acostumar com o endro.

Sem dúvidas, entre os benefícios do chá de endro, este é um dos mais destacáveis. Aliás, é importante ressaltar que caso queira, pode sim elaborar um chá de endro um pouco mais forte, caso a intenção seja dormir com mais rapidez.

Porém, caso essa seja a intenção, basta consumi-lo apenas uma ou duas vezes na semana. Caso deseje consumir todos os dias, o indicado é realmente fazê-lo mais fraco.

  • Fortalece a imunidade

Graças às propriedades do endro, uma grande quantidade de pessoas relata um aumento considerável no sistema imunológico. Esse aumento sem dúvidas é resultado de um consumo equilibrado do endro.

Afinal, a erva é uma das melhores para garantir efeitos altamente satisfatórios contra:

  • Anemia;
  • Gripes;
  • Resfriados.

Além disso, o endro também pode ser consumidor juntamente ao mel ou gengibre. Dessa maneira, seu efeito pode ser sentido de uma forma muito mais agradável, além de apresentar um sabor adocicado e marcante, mas sem se tornar enjoativo.

Para que a imunidade esteja frequentemente protegida e forte com o chá de endro, indica-se consumi-lo de maneira intercalada na semana. Caso não queira enjoar do endro, pode-se intercalar o consumo com outros chás, como de limão, cidreira, erva doce, coentro, etc.

  • Efeito digestivo

Muitas pessoas oferecem o título de chá com efeito digestivo somente para o boldo ou losna. No entanto, o endro tem um sabor muito mais agradável e fornece um ótimo efeito também para o sistema digestivo.

Logo, ele pode ser consumido após uma refeição que não caiu bem, ou até mesmo como forma de fazer o intestino melhorar de melhor forma. Para manter o sistema digestivo sempre em dia, uma das formas mais adequadas de consumo é substituí-lo pelo café com leite.

Endro

  • Reduz a ansiedade

Existem chás ou demais líquidos que ingerimos que podem fazer com que o sentimento de ansiedade aflore com maior facilidade no corpo humano, fazendo com que seja comum sentir com mais frequência a taquicardia, tonturas, sensações de formigamento, etc.

Aliás, esses sintomas são extremamente desagradáveis e colaboram para uma série de outros problemas que podem impactar até mesmo a vida social do indivíduo. Dessa maneira, uma das maiores vantagens do endro é justamente a redução da ansiedade.

Por ser uma erva utilizada também para ajudar na melhora do sono, a erva endro acaba tendo efeitos calmantes no corpo. Lógico que, caso a erva seja consumida durante o dia em forma de chá, o indicado é fazer a mistura extremamente leve.

Afinal, a intenção é manter os níveis de ansiedade baixos, mas não oferecer a sensação de sonolência que pode atrapalhar na rotina do indivíduo. Logo, sabendo-o consumir corretamente e na dose certa, pode ser ótimo para oferecer uma sensação boa de conforto e tranquilidade.

  • Chá de endro emagrece

Na verdade, é mais correto afirmar que o chá de endro desincha. No entanto, quando consumido juntamente com outras plantas e ervas de grande importância para a saúde digestiva, o chá de endro emagrece, ou mais precisamente, pode apresentar de fato efeitos emagrecedores.

Porém, é sempre importante ressaltar que o chá, por si só, não oferece um efeito emagrecedor. Para garantir o efeito desejado é necessário de fato observar tudo aquilo que está ingerindo durante o dia a dia.

Assim, torna-se muito mais fácil utilizar a erva endro, seja como endro fresco ou endro seco, sabendo o que é endro, para ajudar a desinchar o corpo e garantir o biotipo desejado. Entretanto, como se trata de uma alternativa natural, é importante ressaltar o que o efeito desejado pode não ser imediato.

Propriedades do endro

Um dos motivos pelos quais o endro é uma das ervas mais escolhidas para determinados tratamentos, receitas e consumo em geral, é por conta de suas propriedades. As propriedades que o endro oferece vai muito além do que alguns consumidores pensam.

Isso porque, como a erva se destaca de grande forma, imagina-se que seus componentes sejam realmente fortes ao ponto de garantir ótimos benefícios à saúde. De fato, isso verdade. Algumas das propriedades presentes podem ser encontradas até mesmo em alimentos.

Logo, ele serve como uma espécie de complemento para tudo aquilo que o indivíduo consome. Assim, a questão de para o que é endro, tem a resposta de que atua como um componente que fortifica e potencializa as vitaminas presentes no corpo, fazendo com que se mostrem cada vez mais fortes e benéficas para quem as consome.

  • Vitamina C

Uma das principais responsáveis por fazer com que o endro seja altamente valioso para evitar o envelhecimento precoce, atuar na viçosidade de peles e cabelos e, principalmente, aumentar os níveis da imunidade no corpo, é a vitamina C.

Ademais, essa vitamina é muito encontrada em frutas de maior acidez, como limão e laranja. Entretanto, está presente na erva de forma notável, fazendo com que ele atue como um potencializador da produção de colágeno e absorção de ferro.

  • Ferro

O ferro é algo que muitos pensam que podem encontrar somente na carne. Entretanto, o endro mostra que esse mineral também está presente entre suas principais propriedades. Essa, aliás, é uma ótima notícia.

Afinal, muitas pessoas procuram métodos naturais e efetivos de combater a anemia. Logicamente, é necessário aliar o endro com o consumo frequente de outros alimentos que ofereçam alta qualidade e força para o corpo.

De qualquer maneira, o fato de possuir ferro faz com que o chá de endro seja um dos chás mais indicados para quem está precisam de ânimo, força e energia. Além disso, também é uma ótima opção para o consumidor que deseja manter seus níveis de ferro em dia.

  • Fibras vegetais

As fibras vegetais também estão entre as propriedades do endro. Além disso, o melhor de tudo é que são caracterizadas como fibras vegetais de fácil digestão. Logo, fazem muito bem para o intestino, auxiliando à regularização de seu funcionamento.

Com essa propriedade, o endro impacta diretamente no bem-estar e bom humor de quem o consome. Além disso, essas fibras ajudam a manter a força do corpo, energia e vontade de fazer diversas funções durante o dia, por mais simples que sejam.

Por conta de suas fibras vegetais, é muito indicado que o chá de endro seja oferecido para crianças maiores de 6 anos. Logicamente, é importante ressaltar que o chá deve ser leve. A intenção é manter a criança com o funcionamento de seu organismo em dia, incluindo seu intestino.

  • Carvona

O chá de endro possui uma propriedade de suma importância, que é a carvona. Pouco conhecida pelo nome, mas com ótimas funcionalidades, tem o poder de repelir micróbios, mosquitos e moscas. É muito utilizada em óleos naturais e por isso o seu aroma os animais acima citados.

Para isso, muitos costumam preparar o chá ao fervê-lo com alguns dentes de cravo da índia. Em seguida, é necessário esperar esfriar, colocar em um borrifador e borrifar por toda a casa. A intenção é que as moscas e mosquitos se mantenham distantes e não coloquem ovos em alimentos e animais.

A intenção é que a carvona seja devidamente ativada e se encontre mais saliente quando o cravo é misturado. Afinal, ambos possuem aromas que podem afastar insetos indesejados e assim proteger o ambiente.

Endro

  • Cálcio

O cálcio é uma das propriedades presentes no endro. Muito encontrado nos peixes, é um dos principais responsáveis por promover o fortalecimento dos ossos. Com isso, faz com que o chá seja popular e demonstre ótimos resultados para quem o utiliza para essa finalidade.

Além disso, como possui cálcio, é mais um motivo pelo qual o chá suave de endro pode ser uma ótima alternativa para crianças acima de 7 anos e adolescentes, já que é necessário manter o crescimento adequado dos ossos, incluindo os dentes.

Onde encontrar o endro?

Existem muitos locais onde a erva pode ser encontrada. Até mesmo nos supermercados é possível observá-la. Logicamente, nos supermercados não será encontrado de forma fresca, mas sim em forma de endro seco e embalado nos sachês, geralmente com outras plantas.

No entanto, ele também pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Nesses locais pode ser localizado sendo vendido a granel, característica que colabora muito para quem procura somente um punhado da erva.

Entretanto, isso pode alterar o seu valor. Em geral, quando encontrado para ser comprado em Kg, pode apresentar um preço de R$ 10,30 kg, ou até mais, a depender da região. Já o endro em sacos fechados de 50 g, por exemplo, pode ser encontrado por um valor de R$ 5,00 ou mais, dependendo da marca.

Comprar ou plantar endro? O que é melhor?

Essa questão depende muito da forma de consumo. Se a intenção é consumir o chá de endro de forma rápida ou utilizá-lo em algumas receitas com endro, é indicado comprá-lo em lojas.

Já se a intenção é ter a planta para eventualidades, o mais indicado é plantar o endro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo