Goiabeira é a árvore que produz goiabas e pode chegar a até 7 metros

Inicio » Agricultura » Goiabeira é a árvore que produz goiabas e pode chegar a até 7 metros
28/09/2020 Por
Goiabeira é a árvore que produz goiabas e pode chegar a até 7 metros

Planta tradicional no Brasil, goiabeira rende frutos importantes para o mercado de exportação. São muitas as árvores frutíferas que fazem sucesso no Brasil. Apesar de muitas delas serem conhecidas pelo grande público, nossa riquíssima flora traz uma responsável por uma das frutas mais consumidas em território nacional. Trata-se da goiabeira, também chamada pelos nomes de araçá-guaçu, araçaíba, araçá-das-almas, araçá-mirim, guaiaba e guaiava.

Entre as suas principais características, a goiabeira pode se destacar por manter um tronco tortuoso, cercado por uma casca lisa e que descama com facilidade. Os ramos podem ser de formato quadrangular, dando uma amplitude maior. As famosas folhas são cartáceas, de cores que chegam a ser desbotadas e contando com um comprimento de até 12 centímetros.

Goiabeira

O que é goiabeira?

Goiabeira é uma árvore de ambiente tropical que se destaca em toda a extensão da América, com exceção de países como México, Canadá e Estados Unidos.

De nome científico Psidium guajava L., essa planta também se destaca por trazer troncos extremamente longos. A altura pode variar de acordo com o cultivo, podendo alcançar os 7 metros com facilidade.

O principal elemento da goiabeira, que a fez ficar conhecida nacionalmente, com certeza é o fruto. Podendo ser encontrada em bagas verdes ou amarelas, a goiaba conta com uma casca rugosa, mas que apresenta uma polpa extremamente consistente e adoçada.

São muitas as tonalidades da goiaba, partindo das mais roxas até as rosadas. A grande quantidade de sementes também é um destaque.

A goiaba costuma amadurecer durante os meses mais quentes do ano. Ela pode ser consumida de forma natural ou em uma infinidade de composições como geleias, compotas, doces, sorvetes, sucos e vitaminas.

Ela também chama a atenção por obter uma capacidade nutritiva notável. O consumo nos sucos deve ser feito sem a necessidade de acréscimo do açúcar.

Goiabeira na economia do Brasil

Vale destacar que o Brasil é o principal produtor de goiaba atualmente. Considerando apenas o estado de Minas Gerais, a produção apresenta um crescimento de 200% entre os anos de 2004 e 2016. Foram cerca de 15 mil toneladas comercializadas no último ano da análise, gerando uma rentabilidade de aproximadamente R$ 30 milhões em exportações. Os dados foram apresentados pelo governo estadual.

Os números continuarão subindo principalmente pelo investimento que outros estados também estão fazendo. Em São Paulo, o número de hectares passa a crescer, substituindo plantações que eram destinadas para laranjas. Em 2018, a estimativa é de que o estado tenha aumentado a produção em 9% na comparação com o ano de 2017.

O nordeste também é fortemente representado pelos investimentos realizados em Pernambuco. O estado acabou se tornando uma das referências no plantio de goiaba, chegando a produzir mais de 140 mil toneladas da fruta em um período de um ano. A cidade de Petrolina é a que mais concentra o plantio, rendendo grande volume para o mercado interno.

Goiabeira

Benefícios do fruto da goiabeira

Entre as principais virtudes da goiaba, podemos destacar que ela é extremamente eficiente no processo de emagrecimento. As vitaminas e minerais presentes na composição fazem com que o organismo queime mais calorias, além de fazer uma reposição em fibras absolutamente eficiente. Além disso, também vale destacar a saciedade gerada pela fruta.

A presença da vitamina C, em grande volume, faz com que a fruta também seja extremamente útil na melhora do sistema imunológico. Especialistas apontam que, neste quesito, o elemento pode até ser mais eficiente do que a laranja. Isso faz com que uma série de doenças não consigam prevalecer no corpo, como é o caso, principalmente, das gripes e dos resfriados.

O controle dos índices glicêmicos também é um dos fatores de destaque na goiaba. Por isso, a fruta é muito indicada para pessoas diabéticas. A alta quantidade de fibras faz com que os níveis de glicose se mantenham sempre abaixo, dificultando a concentração de açúcar na corrente sanguínea. Dessa forma, o alimento passou a ser indicado por um grande número de especialistas.

Folha de goiabeira

Assim como a fruta, a folha de goiabeira também se tornou extremamente famosa por conta dos benefícios que traz para o corpo humano. Normalmente, este elemento é utilizado para a composição de um poderoso chá. Além de também manter controlados os níveis de açúcar, esta bebida consegue eliminar uma série de bactérias presentes no organismo.

Por contar com uma série de elementos antioxidantes, a folha de goiabeira também é excelente para a eliminação de radicais livres, removendo impurezas do corpo e tornando a circulação sanguínea ainda mais simples. O consumo do chá faz com que o risco de doenças cardíacas também diminua radicalmente, reforçando todo o sistema cardiovascular.

As fibras também são muito importantes para um bom funcionamento do intestino, pois fazem com que ele não fique constipado. Outro detalhe interessante é a possibilidade de eliminar problemas encontrados na pele, evitando um envelhecimento precoce e tornando as células mais fortes. Por isso, o consumo diário do chá de folha de goiabeira é muito bem visto por especialistas.

É importante lembrar que não há nenhuma ação específica de higienização da folha para a preparação do chá. Basta ferver juntamente à água e fazer a separação com a ajuda de uma peneira.

Goiabeira

Como plantar goiabeira?

Para investir em como plantar goiabeira, é fundamental contar com um solo mais profundo. A textura precisa ser mediana para que o crescimento da árvore não seja prejudicado posteriormente.

Outro ponto muito importante é a necessidade de chuvas constantes. É muito mais difícil que a goiabeira se desenvolva com excelentes frutos em uma região semiárida.

As chuvas devem ocorrer de maneira distribuída por todo o ano, e a temperatura média da região não pode fugir muito dos 25 graus. Este aspecto também dificulta o processo de plantio e colheita em regiões mais frias do Brasil. O desenvolvimento também será extremamente lento se as altas temperaturas não aparecerem com constância.

O contato com o sol é fundamental para que a goiabeira atinja seus estágios mais avançados. Diariamente, esta relação deve acontecer durante algumas horas. Isso porque a árvore também se interessa muito pela umidade trazida pelas chuvas. Ainda assim, vale destacar que pancadas de chuva em excesso também dificultam o plantio. O solo também não pode encharcar de maneira fácil.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo