Guanandi é árvore brasileira com incrível capacidade de adaptação

Inicio » Agronegócio » Guanandi é árvore brasileira com incrível capacidade de adaptação
28/05/2019 Por
Guanandi é árvore brasileira com incrível capacidade de adaptação

A guanandi possui madeira forte e resistente, utilizada na construção civil e em objetos de decoração. A árvore guanandi é muito popular no Brasil. Assim, possui uma capacidade enorme de desenvolvimento e adaptação às adversidades.

A guanandi também pode ser aproveitada pela produção de suas sementes, de onde se extrai o óleo vegetal. Além de ser aproveitada comercialmente, também é utilizada de forma ornamental.

  1. O que é guanandi?
  2. Como a árvore guanandi é conhecida?
  3. Para que serve a madeira de guanandi?
  4. Usos da árvore guanandi
  5. Características da árvore guanandi
  6. Como plantar guanandi?
  7. Características do plantio de guanandi
  8. Diferenciais do guanandi
  9. Guanandi em períodos secos
  10. Cultivo da guanandi
  11. Defesa natural da árvore guanandi
  12. Benefícios do guanandi para a saúde
  13. Comercialização da madeira de guanandi
  14. Retorno financeiro da guanandi
  15. Preço da madeira guanandi

Guanandi

O que é guanandi?

Guanandi é uma espécie de árvore bastante comum no Brasil, então, pode ser encontrada em praticamente todos os estados. Ela possui uma madeira bastante forte e, assim, é muito útil na produção mobiliária.

Também chamada de jacareúba, a árvore tem o nome científico de Calophyllum brasiliense e, portanto, pertence à família das Calophyllaceae.

Como a árvore guanandi é conhecida?

Por ser uma árvore amplamente conhecida no território brasileiro, seu nome comum vai mudando conforme a região. Vamos então conhecer algumas nomenclaturas para a árvore:

  • Guanambi
  • Gulani
  • Pau-de-Maria
  • Olandi
  • Pau-de-azeite
  • Uaiandi
  • Santa-Maria
  • Irá-iandi
  • Jacareaba
  • Jacariúba
  • Guanandi-vermelho
  • Guanantim

Para que serve a madeira de guanandi?

A madeira da árvore é bastante forte, resistente e bonita. Assim, é possível fazer diversos trabalhos com a madeira de guanandi, tanto é que ela chega a ser comparada com o mogno ou o cedro. Contudo, o ideal é que a comercialização seja realizada através do reflorestamento com guanandi, legalizados e reconhecidos comercialmente.

Essa forma de plantação, portanto, combate a retirada ilegal de madeira das florestas. Além disso, a planta apresenta algumas vantagens. Uma delas é a capacidade que a árvore tem de recuperar e fertilizar o solo onde vive.

Alguns locais que já realizam o plantio e corte legal da árvore, são:

  • Bahia
  • Santa Catarina
  • São Paulo

Usos da árvore guanandi

A planta, então, é utilizada de diferentes formas: desde a construção de móveis até de forma ornamental. Na construção civil, por exemplo, pode produzir ripas e partes da estrutura, assim como peças decorativas para áreas internas.

Por ter alta qualidade, é utilizada como revestimento de móveis e objetos finos, como balcões e mesas. Por ser muito bonita e resistente, a guanandi também é utilizada na construção naval assim como em instrumentos musicais, decks de madeira e escadas.

Já o látex extraído da planta pode ser aplicado de forma medicinal. Outro uso para a árvore é através de suas sementes. Cada semente pode produzir óleo vegetal puro que é, então, comercializado para a indústria de cosméticos assim como a produção de biodiesel.

Guanandi

Características da árvore guanandi

Um pé de guanandi pode chegar até 30 metros de altura, sendo que seu diâmetro varia de 40 a 60 centímetros. Ela também possui uma copa arredondada e folhas com 13 centímetros de comprimento. O fruto da árvore é uma drupa, assim, apresenta uma polpa oleaginosa.

Outra característica da planta são as suas flores brancas, que nascem em cachos. Além do território brasileiro, a árvore guanandi nasce em diversos países tropicais como o México, Bolívia, Equador, Peru e Paraguai. É uma planta com incrível capacidade de adaptação.

Assim, é capaz de nascer onde outras árvores não conseguiriam. A guanandi consegue se desenvolver, então, até mesmo em regiões de terras pobres em nutrição, pedregosas ou passíveis de inundação.

É comum que, ao descobrir o que é guanandi, muitas pessoas adquiram interesse em plantar. Afinal, trata-se de uma madeira de lei cara e que pode oferecer muitos aspectos financeiros altamente vantajosos. No entanto, é sempre preciso ter cuidado nesse momento.

Isso porque a árvore guanandi ou jacareúba exige um grande preparo para que seja devidamente plantada. Além disso, também é importante citar o fato de a madeira guanandi ser algo popular e consumido, o que exige muita organização por parte de quem a cultiva.

Como plantar guanandi?

O ato de plantar guanandi pode ser realmente uma das melhores opções para quem quer e tem vontade de empreender utilizando a natureza. No entanto, o plantio deve ocorrer no local correto e da maneira adequada.

O motivo é que, mesmo que seja uma madeira de lei e uma árvore que tem uma certa resistência, pode não apresentar o desenvolvimento adequado em locais diferentes do indicado.

Ou seja, a árvore guanandi é comumente encontrada em brejos, locais com maior nível de umidade, por exemplo. Colocá-la em um local onde o chão está extremamente seco e o sol é escaldante pode tornar muito difícil para que ela se desenvolva da maneira como deve ser.

Além disso, é muito importante frisar que a guanandi é uma árvore que precisa de ao menos 18 anos para que floresça e comece a surtir os resultados desejados. Logo, trata-se de um investimento a longo prazo.

Características do plantio de guanandi

A informação pode chocar muitas pessoas, porém, para plantar a árvore guanandi e poder comercializar a madeira guanandi, é necessário desembolsar cerca de R$ 2 mil por cara hectare. Contudo, também é muito importante ter paciência com seu crescimento.

Em contrapartida, mesmo tendo que investir um valor consideravelmente alto em relação aos outros tipos de árvores disponíveis no mercado, é correto afirmar que ela também é extremamente lucrativa. Afinal, cada mil mudas plantadas tornam possível lucrar R$ 600 mil.

Mesmo que seja um mercado que, como qualquer outro, exige uma grande quantidade de estudo e dedicação, os empreendedores que plantam a árvore guanandi afirmam que ela não tem muitas exigências em relação ao seu cuidado.

Logo, basta seguir as recomendações de solo, clima, entre outras características básicas que devem ser cuidadas em relação a qualquer outro negócio que esteja fazendo e plantando. De forma geral, uma pessoa sozinha pode plantar 200 mudas e cuidar de até 50 hectares.

Assim sendo, fica fácil notar que não há grande pressão para que ela seja cuidada de uma forma tão minuciosa como ocorre em outros tipos de plantio. Essa já é uma das maiores vantagens que envolvem a guanandi, já que poupa tempo de seu produtor e segue o seu próprio curso de desenvolvimento.

Guanandi

Diferenciais do guanandi

Como já dito, mesmo não sendo algo que exija de grande forma um cuidado exacerbado em relação ao seu plantio, cultivo, etc, é muito importante fazer com que a árvore guanandi obtenha êxito em seu crescimento.

Portanto, é sempre dito tantas vezes que o estudo da árvore e do negócio desejado é fundamental para garantir que os efeitos necessários sejam atingidos. No exemplo da árvore guanandi, para que ela se desenvolva e seja possível ver a planta guanandi, é necessário seguir algumas recomendações.

Entre elas, por exemplo, está o fato de preferir plantá-la em épocas de chuva. Como dito anteriormente, essa árvore é originalmente bem desenvolvida em pântanos e demais locais onde há uma boa dose de umidade.

Logo, plantá-la em meses chuvosos é uma ótima ideia. Afinal, a terra já se encontra fértil e úmida para receber a semente. Somente é necessário plantar em uma terra que seja de qualidade e cuidar até que ela comece a dar indícios de estar crescendo com grande empenho e qualidade.

Guanandi em períodos secos

Como se trata de uma árvore que é extraída para ser utilizada como madeira de lei, a guanandi pode ser considerada uma árvore forte. Porém, mediante o seu tamanho e também demais características, possui particularidades que merecem um tanto de atenção por parte de seus responsáveis.

Durante as épocas onde a temperatura se apresenta de uma forma bem mais seca e quente, é comum notar que essa árvore precisará de muita água. Afinal, o calor, o tempo muito seco e as temperaturas altas são características que podem ser consideradas o completo oposto do que essa espécie gosta.

Por conta disso, o mais recomendado é que ela receba cerca de 20 litros de água para cada três dias. Além do mais, é muito importante também realizar uma espécie de higienização da árvore para evitar que ela morra ou não se desenvolva de forma adequada.

Ou seja, é muito importante, ao menos uma vez a cada ano, que seja eliminada uma medida de cerca de 1/3 da sua copa. A intenção é que não ocorram bifurcações indesejadas no tronco e que podem resultar em um menor apelo estético e também machucados em sua aparência.

Além do mais, a copa, caso não retirada, por causar um sério comprometimento no crescimento dessa árvore, fazendo com que ela não tenha mais a aparência rústica, forte e diferenciada que possui em seu natural e quando está saudável.

Cultivo da guanandi

Assim como todas as plantas e árvores possuem fases, o mesmo ocorre com a guanandi. Existe uma época de sua vida que ela pode se mostrar um produto extremamente atrativo para certos animais, como a formiga cortadeira.

De picada extremamente dolorida, essa espécie é um dos piores e mais intrusos tipos de formiga. O motivo é que trabalham de maneira incessante, protegem sua rainha e costumam picar qualquer coisa que esteja pela frente.

Ademais, é muito importante alertar que a sua mordida é algo que pode causar sérias dores e até mesmo febre no local. Isso não significa necessariamente que a formiga seja venenosa, mas sim que a sua mordida literalmente corta e causa muita dor.

A formiga cortadeira, uma das piores pragas que pode atingir a guanandi, possui o bicho quase em forma de uma pata de caranguejo. Logo, na hora em que resolve atacar, sua mordida se assemelha muito a um corte de tesoura, incluindo a forma como o bico se fecha.

De qualquer maneira, mesmo que seja indispensável evitá-las e cuidar para que não apareçam com frequência, a boa notícia é que a guanandi é uma árvore extremamente inteligente e que sabe se defender com maestria.

O motivo disso é que, mesmo quando está sendo atacada, após o seu primeiro ano, aprende a produzir e liberar um líquido viscoso e que se assemelha muito a um veneno. Esse líquido produzido pela planta guanandi tem o incrível poder de afastar todas as pragas, principalmente a formiga.

Guanandi

Defesa natural da árvore guanandi

Ocorre que no primeiro ano, onde geralmente acontece o primeiro ataque da formiga cortadeira e algumas outras pragas, a árvore pode ser considerada nova. Logo, antes de completar o seu primeiro ano, é como se suas defesas ainda não estivessem completamente prontas.

Assim sendo, é preciso que ela sofra o ataque para que consiga ir aos poucos produzindo o líquido e liberando-o, de modo a conseguir se defender sozinha. Porém, ainda assim é altamente indicado a utilização de substâncias naturais para afastar as pragas, como;

  • Infusões de limão;
  • Chá de cravo e canela.

Benefícios do guanandi para a saúde

Algo que surpreende muitas pessoas, fazendo com que as vendas e a procura pela guanandi aumentem de forma considerável, é o fato de que ela já foi e ainda é testada na Indonésia como uma possível opção para reverter o vírus da AIDS.

Isso porque possui um componente em suas folhas, conhecido como Calanoide A. No entanto, além disso, também existem milhares de outros efeitos que já foram testados e comprovados em relação à guanandi.

Um deles, por exemplo, está ligado diretamente à indústria cosmética e dermatológica. Em um teste realizado, foi possível notar que as sementes da árvore poderiam ser utilizadas como um ótimo esfoliante.

A maioria das pessoas, durante esse teste, apontou o rejuvenescimento da pele, aumento de colágeno e demais características que fazem toda a diferença para manter a boa aparência e viçosidade da pele.

Além disso, o óleo que sai de sua semente também é algo muito utilizado para fins dermatológicos. Afinal, as suas castanhas são compostas de até 44% de óleo puro. Tal óleo, quando utilizado de maneira correta, pode ser uma ótima opção para tratar a pele de diversos males.

Comercialização da madeira de guanandi

Muitos consumidores conhecem a madeira de lei guanandi, bem como sabem de sua altíssima qualidade e durabilidade, sendo um tipo de madeira que quase não perde o brilho e a qualidade, mesmo que passem muitos anos.

Dessa maneira, tais características e estudos citados anteriormente podem atuar como um ótimo marketing para a comercialização das mudas ou até mesmo da madeira de guanandi. Afinal, as pessoas desejam também adquirir vantagens e benefícios para si.

Dessa maneira, todas as informações colaboram para que haja uma procura muito maior pela árvore por conta sua madeira, fazendo com que muitos se sintam curiosos em relação aos benefícios que pode oferecer, independente da forma como é utilizado.

Onde possui maior popularidade?

A guanandi está adquirindo o pico da sua popularidade no estado de São Paulo. Como é a região de maior procura pela árvore e também por sua madeira, é comum encontrar muitas pessoas interessadas em cultivar ou somente comprar.

Uma característica que chama atenção e que talvez explique o motivo de ser tão consumida no local é o fato de ser resistente às chuvas. É comum notar alagamentos em certos pontos de São Paulo, bem como chuvas frequentes.

Essa árvore consegue germinar em baixo da água. Logo, independente de acontecer algum acidente e demais problemas relacionados ao nível de água que esteja na cidade, ela conseguirá continuar sua evolução natural.

Guanandi

Retorno financeiro da guanandi

Por fim, o motivo pelo qual tantas pessoas resolvem empreender com a guanandi é, de fato, por conta das possibilidades de retorno financeiro que ela oferece. Sem dúvida alguma, é correto afirmar que ela pode oferecer ótimos lucros.

Assim sendo, o retorno financeiro dessa cultura é algo muito bom e que pode ser facilmente percebido a partir do momento em que as vendas começam a aumentar e adquirir popularidade. Infelizmente, algumas pessoas ainda sentem-se um pouco inseguras nessa questão.

O fato é que, mesmo que exija uma certa quantidade de dinheiro para investimento, o retorno financeiro é algo grande justamente pelo fato da madeira guanandi ser uma das árvores mais procuradas por conta da qualidade de sua madeira.

Mesmo com fortíssimos concorrentes como o eucalipto, pinus e outros, consegue se sobressair por ser uma opção de alta qualidade e muito semelhante às outras madeiras. O preço da guanandi geralmente ultrapassa facilmente dezenas de vezes o preço de muitas árvores não brasileiras.

Além do mais, mesmo que demore para se desenvolver de maneira completa, ainda assim apresenta ótimas e vantajosas características.

O fato de demorar para se desenvolver faz com que a sua madeira seja ainda mais valorizada. Afinal, é algo que demanda tempo e muita paciência, fazendo com que todo consumidor tenha plena consciência daquilo que está adquirindo.

Preço da madeira guanandi

O preço da madeira guanandi é algo que pode variar muito conforme a região. Ademais, também pode variar conforme a pessoa e a madeireira que a precifica. Dependendo do produto que deseja adquirir feito com essa madeira de lei, o preço pode atingir níveis altos.

Em determinados casos, uma mesa com aproximadamente 4 ou 5 cadeiras pode atingir um valor entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. Já as mesas mais simples, como as mesas de bar com 4 ou 5 cadeiras, podem chegar a um valor de R$ 400,00 cada unidade.

Mesmo que para alguns não seja um valor tão alto quando é levada em consideração a enorme qualidade da madeira guanandi, ainda assim pode ser um valor agregado. No entanto, essa é uma das maiores vantagens para quem deseja comercializá-la.

3 Replies to “Guanandi é árvore brasileira com incrível capacidade de adaptação”

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo