Alcaparras têm processo específico para adquirir sabor que conhecemos

Inicio » Agricultura » Alcaparras têm processo específico para adquirir sabor que conhecemos
26/08/2019 Por
Alcaparras têm processo específico para adquirir sabor que conhecemos

O que faz com que pequenos botões de flores, as alcaparras, sejam tão especiais?

Nas artes culinárias americanas, as alcaparras são, principalmente, um condimento. Já no Mediterrâneo, elas são simplesmente um ingrediente valorizado por seu sabor especial e terroso.

Essas pequenas coisinhas são salgadas, assim como também são saborosas e essenciais para complementar um belo tipo de peixe ou carnes variadas. Mas, afinal, de onde as alcaparras surgiram? Como podem ser incrementadas nos pratos? Vamos chegar ao fundo dessas questões e muito mais.

Alcaparras

O que são alcaparras?

Alcaparras são botões florais imaturos da espécie Capparis spinosa que crescem em todo o Mediterrâneo, assim como as azeitonas. Os botões da alcaparra são colhidos antes de poderem florescer em flores.

Então eles são conservados em vinagre ou preservados em sal. Isso porque, se consumidos recém-colhidos, não têm um gosto muito agradável. É o que equivale a dizer que não é nada boa, que é insípida.

Quanto menor a alcaparra, mais cedo foi escolhida. As alcaparras maiores têm um gosto mais saboroso, mas sua textura é um pouco mole. Tal fato se deve à pequena florzinha dentro delas que estava quase pronta para irromper.

Um pouco mais sobre as alcaparras

Para entender o que é alcaparra realmente, devemos conhecer a sua história. Como é sabido, esses botões de flores em conserva de um arbusto espinhoso crescem como uma erva daninha em todo o Mediterrâneo.

É uma planta teimosa, difícil de cultivar, com uma preferência por lugares secos e pedregosos. Você a encontrará crescendo em fendas rochosas e escalando paredes de pedra.

Cruas, as alcaparras são pouco promissoras. Felizmente, foi descoberto há milhares de anos que a decapagem as transforma, resultando na pungência salgada e ácida, bem como no aroma único.

Durante a colheita, um cuidado especial deve ser tomado. É preciso escolher os botões no início do dia antes que eles tenham a chance de florescer. A floração dá uma linda flor branca e violeta, mas nenhuma alcaparra.

Se deixar crescendo ao natural, é possível obter uma baga do tamanho de uma pequena azeitona. Estas bagas também precisam ser curadas em salmoura.

Uma dica bem prática refere-se à conservação das alcaparras. Elas podem ser mantidas indefinidamente, sem prazo de validade na sua cozinha. Entretanto, precisam permanecer submersas em sua própria salmoura.

Então, tome cuidado para deixar a salmoura no pote quando colher a alcaparra. Se ela não estiver submersa, use-a o mais rápido possível, mas não cubra o pote com vinagre. Isso a fará estragar mais rápido.

Quando usar a alcaparra?

Depois de entender o que é alcaparra, é preciso saber onde se pode usá-la com maior sucesso. Esses botões adicionam uma explosão incrível de sabor a culinária salgada.

Muitas pessoas adoram incrementar suas massas, mas o salmão com alcaparras é um dos pratos mais requisitados no mundo. Se o salmão estiver defumado, melhor ainda! Não há como não se deliciar com a combinação.

Mas, quem não se dá bem com esse tipo de carne, pode experimentar as receitas com alcaparras que levam frango. Nesse prato, as bagas têm seu sabor ressaltado por um pouco de suco de limão, que se suaviza com a adição de manteiga e caldo de galinha. Simplesmente delicioso!

Quem acha que os botões de flores se assemelham com azeitonas tem ainda mais possibilidades de usá-los em meio à diversidade culinária.

Alcaparras

Receitas com alcaparras

Salgada ou seca, a explosão de sabor que dá ao prato já diz muito sobre o que é alcaparra. Ela adiciona um leve gosto de limão e oliva, além da textura inconfundível.

As receitas com alcaparras são inúmeras, com uma variedade de ingredientes, incluindo pratos de peixe, massas e molhos.

Por causa de seu sabor forte, no entanto, elas não podem ser simplesmente jogadas em meio ao restante dos alimentos. Um cozinheiro precisa tomar cuidado ao incluir alcaparras em uma receita, certificando-se de que elas não sobrecarregarão os sabores do prato finalizado.

Quer aprender algumas delícias?

Frango com alcaparra

Ingredientes:

  • De 4 a 5 filés finos de frango;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 1/2 colher de sopa de sal;
  • 2 colheres de salsa picadinha;
  • 2 colheres de cebolinha picadinha;
  • 2 colheres de alcaparras;
  • 1 limão espremido (suco).

Modo de preparo:

  1. Use o sal e o limão para temperar o frango. Aqueça na frigideira a manteiga e frite a carne até que doure de ambos os lados. Deixe reservado em um refratário;
  2. Novamente, aqueça a frigideira e acrescente a cebolinha, a salsinha e as alcaparras. Misture para apurar o sabor e, em seguida, coloque sobre os filés de frango. Sirva bem quente.

Salmão com alcaparras ao molho

Ingredientes para o salmão:

  • 1 posta com mais ou menos 1 kg de salmão;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Suco de 1 limão;
  • Azeite, sal e alecrim a gosto;
  • Algumas batatas cortadas em rodelas e pré-cozidas.

Ingredientes para o molho:

  • 1 colher de manteiga;
  • 2 colheres de azeite;
  • 4 colheres de alcaparras;
  • Salsa a gosto.

Modo de preparo do salmão com alcaparra:

  1. Faça um tempero para a posta de salmão com alho, suco de limão, sal e alecrim. Deixe descansando por aproximadamente 30 minutos dentro da geladeira;
  2. Em um refratário untado, coloque as batatas e o salmão;
  3. Regue tudo com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos.
  4. Após esse tempo, o papel deve ser retirado para que o salmão doure.

Modo de preparo do molho:

  1. Aqueça o azeite e a manteiga em uma frigideira, colocando as alcaparras lavadas e escorridas. Acrescente também a salsa e desligue;
  2. Assim que retirar o salmão do forno depois de assado, cubra-o com molho e sirva quente.

Alcaparras

Medalhão de salmão com alcaparras e endro na manteiga

Ingredientes:

  • 4 medalhões de salmão;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 2 colheres de alcaparras;
  • 1 colher de endro picado;
  • Pimenta e sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. Derreta em fogo bem baixo a manteiga. Acrescente as alcaparras com o endro. Após misturar bem, coloque para dourar todos os medalhões. Ajuste o tempero com pimenta e sal;
  2. Vá virando os medalhões para que a cor fique uniforme, inclusive nas laterais. Preste atenção para que o centro dos medalhões fique bem macio. Faça o empratamento colocando as alcaparras por cima dos medalhões, regando com a manteiga e o endro;
  3. Retire os medalhões da frigideira, arrume-os em dois pratos com as alcaparras e regue com a manteiga temperada com o endro. Sirva acompanhado de risoto de limão.

Que tal aproveitar que você já conhece um pouco mais das deliciosas alcaparras e experimentar uma das receitas que apresentamos? Inclua esses botões de flores em sua culinária e descubra as maravilhas de seu sabor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo