Orvalho é um fenômeno natural importante para o meio ambiente

Inicio » Meio Ambiente » Orvalho é um fenômeno natural importante para o meio ambiente
15/07/2019 Por
Orvalho é um fenômeno natural importante para o meio ambiente

Você já acordou em um dia frio e percebeu que algumas regiões, principalmente as que possuem plantas, estavam molhadas, como se tivessem sido regadas por alguém? Isso é o orvalho.

Muitas vezes você pode ficar confuso, e até mesmo se questionar como o ambiente está úmido se não existe nenhuma razão lógica para aquilo, como por exemplo a chuva. Entretanto, o orvalho surge devido à ação de outros fatores, como acompanharemos no decorrer deste artigo.

  1. O que é orvalho?
  2. Qual é a origem do orvalho?
  3. Importância do orvalho
  4. Qual a diferença entre orvalho e geada?
  5. Perigos do orvalho
  6. A planta do orvalho
  7. Fruta orvalho
  8. Principais características do fruto orvalho
  9. Maiores benefícios da fruta orvalho
  10. Chá de orvalho
  11. Onde comprar o fruto orvalho?
  12. Como consumir a fruta orvalho?
  13. Como consumir a fruta orvalho?
  14. Significado de orvalho na Bíblia
  15. Como proteger as plantas do orvalho?
  16. Épocas mais comuns de presenciar o orvalho
  17. Orvalho para a saúde

Orvalho

O que é orvalho?

O orvalho é um fenômeno onde a umidade presente no ar se condensa por um processo chamado precipitação. Assim, através do contato com superfícies mais frias, esta umidade se transforma em pequenas gotas.

Logo, o acontecimento não possui relação com a chuva. A única ligação que podemos estabelecer entre os dois fenômenos é o fato de que quanto mais chuva existir, maior será a umidade da região.

É importante ressaltarmos isso pois muitas pessoas atribuem o significado de orvalho a uma chuva bem rala e fraca. Entretanto, eles são eventos separados.

Mas agora que você já entendeu o que é essa substância, que tal falarmos um pouco mais sobre o assunto e as curiosidades relacionadas a ele. Acompanhe!

Qual é a origem do orvalho?

Para começar, nada melhor do que entendermos como ocorre o orvalho. Como já dissemos anteriormente, ele é resultado da condensação de vapores de água presentes no ar.

Essa umidade entra em contato com superfícies onde a temperatura está mais baixa que a do ponto de orvalho. Com isso, são formadas as pequenas gotículas de água.

Para compreender melhor essa mudança de estado físico, você pode realizar um experimento em sua própria casa. Basta encher um copo com gelo e esperar alguns minutos.

Você poderá observar que gotículas se formarão em seu lado externo. Isso ocorre devido ao mesmo motivo pelo qual as gotículas aparecem no solo pela manhã, mesmo quando não choveu na noite anterior.

Ainda é importante dizer que o fenômeno se manifesta principalmente no inverno, pois é durante esta época que a umidade aumenta e a temperatura diminui consideravelmente.

Importância do orvalho

Nas regiões onde chuvas são escassas, o orvalho exerce importante papel de umidificação dos terrenos. Assim, ele é fundamental para manter o solo fértil.

Um bom exemplo é  que ocorre na Palestina. É comum que, durante os dias de verão, a umidade venha do Mediterrâneo e se transforme em orvalho devido à drástica mudança de temperatura que costuma ocorrer durante a noite.

Além disso, o fenômeno auxilia as plantas a remover o gás carbônico que elas retem do ar. Também é importante citar que ele deixa a própria planta mais úmida e, consequentemente, mais saudável.

Dessa maneira, indiretamente, a gota de orvalho proporciona o bem estar dos humanos e de outros seres vivos, uma vez que a planta sadia pode realizar um bom processo de fotossíntese e proporcionar um ar de mais qualidade para respirarmos.

Orvalho

Qual é a diferença entre orvalho e geada?

Além de ser bastante confundido com a garoa, o orvalho ainda bastante confusão quando comparado com a geada. Isso porque os dois são fenômenos extremamente parecidos.

Entretanto, para distingui-los, é necessário entender um pouquinho mais sobre como se forma o orvalho. Como já dissemos, existe uma temperatura chamada de ponto de orvalho.

Geralmente, ela se localiza na temperatura de 0°C. Entretanto, quando ela é menor que isso, pode ser que, ao invés da substância, ocorram pequenos cristais de gelo sobre a superfície.

Estes possuem uma aparência branca, e recebem o nome de geada. O fenômeno ainda pode acontecer a partir do orvalho já formado, caso a temperatura continue abaixando após a sua formação, o que provoca o congelamento da gotícula de água.

Também existe um processo bastante raro que recebe o nome de geada negra. Nele, as plantas costumam perder a sua vitalidade devido a falta de umidade no ar, não proporcionando a formação de gelo na região.

Entretanto, o fenômeno ocorre apenas em países que apresentam temperaturas extremamente baixas. Ele é ainda mais raro no Brasil, que é considerado um país muito úmido.

Perigos do orvalho

Assim como qualquer coisa na vida, com o orvalho nem tudo são flores. Ele pode representar perigo às plantações e, consequentemente aos seres humanos.

Isso ocorre quando ele se encontra poluído. Isso mesmo, a poluição pode se agregar à essa substância, quando um vapor de água poluído se condensa.

Trata-se de um processo semelhante ao da chuva ácida. Não é a toa que nessas ocasiões, o resultado é chamado de orvalho ácido e pode ser extremamente prejudicial aos humanos dependendo do tipo de contaminação.

Além disso, vale destacar que a substância em excesso, mesmo que não esteja poluída, pode prejudicar as plantas que já são úmidas, impulsionando o surgimento de fungos danosos.

A planta do orvalho

A erva-do-orvalho, também conhecida como barrilha, erva-gelada e planta-de-gelo, é uma miúda planta rasteira que normalmente não ultrapassa os 10 cm de altura.

Geralmente, suas folhas suculentas e seus talos podem ser consumidos crus ou cozidos. Além disso, suas sementes também são comestíveis e bastante apreciadas.

Todavia, seu aspecto singular faz com que ela seja mais cultivada como planta ornamental do que como hortaliça. Isso porque sua aparência é bastante agradável.

Ela costuma ficar coberta com brilhantes células hipertrofiadas que armazenam água, dando a aparência de estarem cobertas de cristais de gelo ou de gotas de orvalho, o que explica a origem de seu nome.

Entretanto, diferentemente da substância, a planta orvalho não aguenta temperaturas muito baixas, sendo cultivada principalmente em regiões de clima quente.

Além disso, é recomendado que ela seja plantada em espaços abertos, uma vez que precisa de luz solar natural por pelo menos algumas horas de seu dia.

Quanto ao solo, logicamente que o indicado é cultivá-la em solos ricos em matérias orgânicas, apesar da planta suportar regiões pouco férteis e até mesmo arenosas.

O ideal é irrigar a hortaliça deve ser irrigada até que fique parcialmente úmida. Não é necessário encharcar a região do cultivo. Isso pode, inclusive, trazer malefícios à plantação.

O interessante é que a erva do orvalho é extremamente resistente a secas. Entretanto, ela se desenvolve melhor e apresenta um melhor aspecto quando não falta água.

Após entender o significado dessa substância e como ele pode impactar as plantas, nem sempre de forma positiva, saiba que existe além de somente sereno. Na verdade, o orvalho também pode ser encontrado através de um fruto.

Conhecido como fruto orvalho, é uma das melhores opções para quem deseja provar algo com sabor diferente e incomum. De fato, o fruto é muito saboroso e faz com que muitos queiram provar a tão conhecida fruta orvalho.

Fruta orvalho

Muitas pessoas se perguntam para que serve o orvalho, a origem do orvalho e como se forma o orvalho. No entanto, essa questão pode causar alguma confusão em muitas pessoas, já que o fruto orvalho também é algo que chama atenção.

Em geral, todos sabem o quanto as frutas podem oferecer de benefício ao corpo. No entanto, a fruta orvalho também colabora muito para o bem-estar e qualidade de vida. Uma de suas desvantagens, no entanto, é que não é encontrada com grande frequência.

De qualquer maneira, a fruta pode apresentar alguma semelhante com a bergamota ou até a laranja.

Em relação ao seu sabor, esse pode se destacar. Afinal, a fruta é doce, porém ácida ao mesmo tempo. Por conta disso, pode dividir opiniões e fazer com que muitas pessoas a amem ou a detestem.

Orvalho

Principais características do fruto orvalho

O que é orvalho e seu fruto? Pouco conhecido, o fruto orvalho possui algumas características que podem diferenciá-lo perante outras frutas, mesmo aquelas que possuem aparência semelhante. Em suma, ele possui:

  • Casca fina;
  • Cor amarelada;
  • Polpa delicada.

Tais características fazem justamente com que a fruta seja extremamente difícil de encontrar. Isso, principalmente, se a intenção encontrá-la in natura e fora do período de frutificação.

Porém, assim como muitas frutas ácidas, o fruto é encontrado com facilidade no Rio Grande do Sul.

Maiores benefícios da fruta orvalho

Dentre as dúvidas de para que serve o orvalho e também como o fruto pode ser utilizado, surgem inúmeras receitas e ideias de como pode ser consumido para garantir a maior quantidade possível de benefícios.

De qualquer maneira, de todos os seus benefícios, com certeza se destaca a vitamina C. O que muitas pessoas não sabem é que a fruta orvalho tem aproximadamente 4 vezes mais vitamina C do que a laranja.

Logo, é uma das frutas mais indicadas para aumentar o sistema imunológico. Tudo isso colabora para que ela seja ainda mais procurada em todo o território brasileiro, principalmente em épocas onde é necessário aumentar a imunidade para evitar resfriados, como no inverno.

Chá de orvalho

Uma ironia muito grande em relação ao fruto é que é comum encontrá-lo coberto pela gota de orvalho toda manhã. Lógico que isso ocorre com muito mais frequência em estações frias do ano. Porém, ainda assim, o orvalho do sol, como também é conhecido, é mais visto em plantas.

De toda forma, os chás feitos com as folhas da fruta orvalho são altamente populares na medicina. A intenção delas é controlar a hipertensão, diminuir ao máximo o colesterol ruim e ainda auxiliar no emagrecimento.

No entanto, é muito importante ressaltar que isso depende também muito do cuidado do próprio consumidor para com ele mesmo. Afinal, mesmo que o chá ofereça ações adstringentes e digestivas, torna-se necessário observar tudo aquilo que está sendo ingerido durante o dia a dia.

Onde comprar o fruto orvalho?

Dependendo da região, pode ser muito difícil encontrar o fruto orvalho para comprar, bem como o orvalho planta. Até mesmo porque, em épocas normais, ele já não é facilmente encontrado.

Ainda assim, como dito anteriormente, pode ser encontrado com mais facilidade no Rio Grande do Sul. Porém, algumas regiões de Santa Catarina também apresentam a fruta para comercialização.

Infelizmente, ainda visitando os locais onde é mais avistada, é muito raro encontrá-la para comprar in natura.

Esse, na verdade, tem sido um dos maiores desejos por parte dos consumidores que querem observar de perto a uvaieira, árvore do fruto orvalho, e também tentar a sorte de adquirir informações diferenciadas sobre para que ele serve.

De qualquer maneira, o fruto pode ser encontrado nas mais variadas épocas do ano, principalmente de maneira pronta, como por exemplo:

  • Sorvetes;
  • Sucos;
  • Vinhos;
  • Vinagres;
  • Saborizantes;
  • Licores.

Em determinadas regiões, vale ressaltar que a fruta é encontrada em feiras de produtos orgânicos ou até mesmo supermercados. Porém, não se tem ideia exatamente de quando ela estará disponível em feiras.

Já nos supermercados, por exemplo, há maiores probabilidades de encontrá-la para compra. Ainda assim, é importante ressaltar que ela não é considerada in natura, já que pode conter algum produto que foi utilizado para que seu crescimento fosse acelerado e adequado para a época certa.

Orvalho

Preço da fruta orvalho

Dependendo da região, local de compra, demanda e muitas outras características, a fruta orvalho pode apresentar um preço bem diferente. Por isso que é tão comum encontrá-la sendo comercializada por valores exorbitantes.

Isso, inclusive, ressalta bem um dos maiores defeitos da fruta orvalho: seu preço. Ela é uma fruta de valor agregado e que pode ser muito cara quando a necessidade é de consumi-la de maneira frequente.

Dessa maneira, é possível encontrá-la por um valor que vai de R$ 39,00 até R$ 108,00. Esse preço, logicamente, muitas vezes está associado ao kg da fruta. Porém, se a intenção é plantá-la para consumo próprio ou para comercializá-la, o preço pode subir.

Porém, isso geralmente acontece quando a semente é orgânica e passou por um processo muito cuidadoso de preparo em todos os aspectos. Uma indicação que oferecemos é sempre desconfiar de mudas, sementes ou até mesmo da fruta quando ela é encontrada por um valor muito abaixo do indicado.

Isso pode ser um indício de que ela não está tão boa para consumo ou plantio. Ou, até mesmo, que ela possui alguma substância que a adulterou e fez com que seus benefícios não fossem mais tão latentes, causando, até mesmo, a queda súbita e exagerada da vitamina C. Logo, basicamente aniquilando seus maiores benefícios.

Como consumir a fruta orvalho?

A fruta orvalho pode ser consumida de uma maneira muito versátil. Como foi possível notar anteriormente, até mesmo na forma de licor ela se apresenta para a alegria de muitos consumidores.

Entretanto, é importante ressaltar que o fato de encontrá-la para consumir in natura é uma das maiores vantagens e melhores formas de aproveitar a fruta. Isso porque, dessa maneira, ela consegue preservar uma quantidade muito maior de suas propriedades.

Além disso, uma das formas de consumo que é ótima para garantir todos os benefícios da fruta orvalho é sempre optar por consumir ao menos duas ou três unidades na semana. Dessa maneira, obtém-se a quantidade indicada de todos os nutrientes que ela possui.

Significado de orvalho na Bíblia

O orvalho na Bíblia também está presente e é comparado com uma característica. Logo, isso é facilmente descoberto por grande quantidade de pessoas em busca de descobrir pra que serve orvalho.

A comparação com o orvalho se dá muito pela forma como ele se comporta na natureza e também se apresenta na mesma. Porém, ele não está se referindo à planta orvalho, mas sim à gota da substância. Justamente por isso, reúne características que remetem tanto à leveza.

Na Bíblia, o significado de orvalho é algo tido como profundo, mas nem sempre entendido por muitas pessoas. A questão que está sendo abordada, por exemplo, se refere ao fato das principais características do orvalho e como ele pode ser uma fonte de inspiração e melhoria para muitas pessoas.

Entre as características citadas em relação à substância, uma delas é a sua suavidade. Isso porque o orvalho é conhecido por se formar aos poucos. Ele não se apresente logo de cara, mas espera o momento certo e assim a umidade vai se juntando em pequenas gotas de água até formar a substância.

Outra característica muito citada do orvalho e que se apresenta na Bíblia é a questão de como ele é refrescante. Ou seja, em relação à Bíblia, a mesma se apresenta de maneira refrescante quando é procurada para oferecer algum consolo ou clareza para alguma pessoa.

Assim sendo, ele também está presente quando o assunto é relacionado a algo que as pessoas em geral possuem grande devoção e apego, mostrando que sua popularidade é bem maior do que se imagina.

Como proteger as plantas do orvalho?

Um equívoco que muitas pessoas cometem é achar que a gota de orvalho não causa nenhum prejuízo para as plantas.

Logicamente, proteger plantações inteiras pode ser algo realmente muito mais difícil. Porém, quando o assunto está relacionado às plantas caseiras e que geralmente se encontram fora de casa e são suscetíveis ao sereno, é possível ter mais facilidade na hora de protegê-las.

Na hora de descobrir como ocorre o orvalho, uma surpresa muito grande das pessoas é justamente a questão de proteger as plantas.

Uma das maneiras mais adequadas de fazer isso é sempre colocando-as para dentro de casa, se possível. Sabemos que existem muitas pessoas que possuem uma quantidade muito grande de planta e que isso não tornaria possível protegê-las dentro do conforto de casa.

Além disso, é importante ter em mente também que, dependendo da região e da época do ano, a substância pode se mostrar até mesmo dentro de casa. Porém, é importante ressaltar que nesses casos nem sempre se trata de orvalho, mas sim de umidade.

De qualquer forma, uma das melhores opções é sempre tentar proteger ao máximo as plantas. Assim, ele somente atingirá a parte externa ou a cobertura que elas possuem, fazendo com que a sua essência e toque físico estejam devidamente protegidos.

Orvalho

Épocas mais comuns de presenciar o orvalho

É importante ressaltar que nem sempre o orvalho é tão comum quanto se imagina ser. Em algumas regiões, por exemplo, ele é visto com uma frequência bem menor do que em outras.

Conhecido como sereno em algumas regiões do país, principalmente no Sul, a sua aparição se mostra muito mais comum e frequente em épocas frias.

Como ele ocorre geralmente no momento em que se torna mais denso o resfriamento noturno, a queda de serrações (nevoeiros) e a queda da temperatura, é possível notar que o ar satura e, aos poucos, isos dá origem às gotículas de água.

À noite, inclusive, é comum notar que isso acontece. Logo, isso significa que o orvalho possui épocas mais comuns, bem como horários, para acontecer. Isso significa que ocorre à noite e em épocas onde a temperatura se mostra menor.

Orvalho para a saúde

É comum ver pessoas de mais idade falando que essa substância pode afetar a saúde, principalmente de crianças.

No entanto, muitos anos se passaram e muitos indivíduos ainda pensam que isso é um mito e ele não causa nenhum tipo de problema para a saúde de humanos e animais. Porém, isso não se mostra totalmente verdade.

O fato é que, principalmente em ambientes onde há uma quantidade maior de umidade, ele pode ser prejudicial para algumas pessoas.

Isso não quer dizer que a gota em si ou a forma como ele se apresenta é, de fato, o problema. Para melhor exemplificar, um indivíduo que se encontra em uma área externa e se mostra suscetível em receber o orvalho provavelmente notará pequenas gotas na cabeça, no rosto, roupas, etc.

O que ocorre é que, geralmente, elas se apresentam em grande quantidade. Logo, o famoso sereno pode ser um dos principais responsáveis por resfriar o corpo de determinado indivíduo. Afinal, pode penetrar nos tecidos, umedecer cabelos e fazer com que, aos poucos, a temperatura da pessoa mude.

Dessa maneira, é sempre indicado proteger-se, ainda mais em regiões onde a temperatura cai de forma drástica. Caso contrário, ele pode colaborar para que a sensação térmica seja ainda mais fria, fazendo com que seja necessário esquentar o corpo de maneira muito mais frequente.

Além disso, é importante também lembrar de proteger plantas e animais de estimação do orvalho, já que ele também pode causar um efeito parecido, mesmo que pareça ser algo inofensivo e que quase não apresenta nenhum efeito nos locais onde está presente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo