O endro é consumido desde a antiguidade pois, além de dar sabor aos alimentos, traz benefícios para a saúde. A erva é aromática e, assim, possui sabor suave e pode ser utilizada por inteiro: desde suas folhas até as sementes.
O endro traz diversos benefícios para a saúde e muitas vezes é consumido na forma de chás. A bebida é diurética e auxilia em alguns tipos de dores, como estomacais e cólicas.
- O que é endro?
- Para que serve o endro?
- Como fazer o chá de endro?
- Utilidades do chá de endro
- Como plantar endro?
- Cuidados no consumo do endro
- Quais são os benefícios do endro?
- Propriedades do endro
- Onde encontrar endro?
- Comprar ou plantar endro? O que é melhor?
O que é endro?
Endro é uma planta que faz parte da família das Apiáceas, portanto, é parente da salsa e da cenoura. Também chamado de aneto ou dill, o vegetal é bastante comum no Oriente, utilizado na forma de erva aromática. Nos países do leste Europeu, então, aproveita-se desde suas folhas até a semente.
Além de suas funcionalidades na gastronomia, os benefícios do endro também são aproveitados de forma medicinal. Desde a antiguidade alguns povos já produziam chás com a planta, é o caso dos iranianos, gregos e egípcios.
Para que serve o endro?
Vamos entender, então, para que serve o endro? O cultivo do vegetal é bastante simples, ele pode ser produzido no quintal de casa. As folhas geralmente são utilizadas como tempero em pratos salgados. Os vegetais em conversa, portanto, são temperados com a erva com grande frequência.
Confira, então, algumas dicas de uso:
- Muito utilizado como condimento, possui aroma e sabor delicados e é considerado um parente da erva doce.
- As sementes do vegetal são picantes e, por isso, muitas vezes são utilizadas na composição de conservas de pepino e couve-flor.
- Pode ser utilizado para perfumar ambientes, como aromatizador.
- É rico em sais minerais, fibras e vitaminas. Portanto, muitas pessoas o consomem para o fortalecimento de cabelos e unhas, por exemplo.
- Uma dica é utilizar a erva no preparo de peixes. Geralmente as receitas com endro combinam muito com o salmão.
- Pode ser armazenado na geladeira, desde que seja mantido em potes ou sacos fechados.
- Se preferir consumir a erva seca, o melhor é guardar em um vidro fechado.
Como fazer o chá de endro?
O chá de endro é muito utilizado para algumas irritações, como o tratamento de cólicas e dores no intestino. Para preparar a bebida, é muito simples. Confira o passo a passo a seguir:
Os ingredientes são uma colher de folhas picadas e sementes da erva e uma xícara de água fervendo.
Para preparar, basta acrescentar a planta na água e colocar a mistura em uma xícara. Aguarde pelo tempo de 15 minutos, até que a infusão esteja pronta. Depois, então, passe o líquido por uma peneira. A bebida está pronta para ser tomada, a indicação é que não seja adoçada para se evitar o açúcar.
Utilidades do chá de endro
Muito além de tomá-lo, o chá de endro pode ser consumido das formas mais variadas. Uma delas, por exemplo, é para fortificar os cabelos ou manter a pele sempre hidratada e evitar o envelhecimento precoce.
Para isso, basta misturar o chá em um shampoo, quando for para utilizá-lo no cabelo. Caso a intenção seja aplicá-lo na pele, o chá pode ser espalhado com um pedaço de algodão e em seguida retirado com água morna.
Como plantar endro?
O processo para o plantio do endro é muito simples e a erva dará um aroma diferenciado ao quintal. É possível, inclusive, realizar o plantio em apartamentos, utilizando vasos ou floreiras.
A planta se adapta muito bem aos recipientes, desde que tenha sol e boa drenagem. Lembre de regar regularmente, contudo, evite de encharcar a terra.
Para realizar o plantio da erva, então, basta inserir a semente no solo e tapar com uma fina camada de terra. Faça o desbaste das mudinhas de tempos em tempos, evitando que ela cresça demais. Aproveite as folhas no uso da culinária.
É comum que muitas pessoas, após descobrirem o que é o aneto, fiquem extremamente curiosas para saber como utilizá-lo de forma mais participativa em sua rotina. Afinal, o dill, que é o endro, é conhecido por apresentar inúmeros benefícios para a saúde.
Dessa maneira, torna-se indispensável utilizá-lo no dia a dia. A questão, na verdade, que muitas pessoas abordam, é em como utilizá-lo. De fato, a forma mais comum é em forma de chá. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é como utilizar o chá de endro.
Cuidados no consumo do endro
Com suas muitas propriedades benéficas, é comum que muitas pessoas queiram utilizar a erva, inclusive em forma de chá. No entanto, é sempre indicado ter cuidado na hora de consumi-lo. Como sempre é dito, os chás e ervas podem ter um efeito extremamente positivo.
No entanto, também é comum encontrar pessoas que apresentaram efeitos adversos por conta do consumo exacerbado. Infelizmente, isso é mais comum do que se pensa e por isso o cuidado deve ser redobrado, ainda mais quando não há a certeza de pode-se consumir o endro ou não.
Logo, ainda que seja uma planta muito benéfica para a saúde e estética como um todo, a erva deve ser consumida com moderação para evitar que alguns sintomas indesejáveis apareceram. Logo, os principais cuidados são para:
- Crianças com menos de 6 anos;
- Mulheres grávidas;
- Pacientes de diabetes.
O chá ou o endro fresco em determinadas receitas, pode apresentar uma queda um pouco maior do índice de açúcar no sangue. Dessa maneira, pode-se mostrar um pouco prejudicial para aqueles que precisam manter um nível de açúcar equilibrado no sangue.
Quais são os benefícios do endro?
Quando consumido da forma correta e na medida certa, é fato que o endro pode oferecer muitos benefícios. Entre os principais benefícios do endro, alguns adquirem maior popularidade, fator que faz com que muitas pessoas queiram aprender como plantar endro e tê-lo, até mesmo, em suas residências.
Logicamente, não há nada de ruim nisso, mas é necessário saber plantá-lo e mantê-lo sempre saudável. Afinal, o endro fresco ou endro seco pode oferecer os mesmos benefícios, mas desde que passem pelo processo correto.
De qualquer maneira, a erva é ótima para agregar um bem-estar sem igual, sendo comumente utilizada em forma de chá de endro coentro para garantir saúde e demais fatores que fazem com que muitos consumidores sintam-se bem. Por exemplo:
-
Melhora o sono
Uma das suas maiores vantagens e pela qual é extremamente procurado, é por conta da melhora significativa que ele oferece para quem tem dificuldade em dormir. O chá de endro e erva doce, por exemplo, é extremamente benéfico e pode ser tomado em uma temperatura de morno para quente.
Além disso, como se trata de uma planta de efeitos naturais, é comum que ele possa apresentar um efeito um pouco lento, mas isso somente ocorre nos primeiros momentos do consumo e até o consumidor se acostumar com o endro.
Sem dúvidas, entre os benefícios do chá de endro, este é um dos mais destacáveis. Aliás, é importante ressaltar que caso queira, pode sim elaborar um chá de endro um pouco mais forte, caso a intenção seja dormir com mais rapidez.
Porém, caso essa seja a intenção, basta consumi-lo apenas uma ou duas vezes na semana. Caso deseje consumir todos os dias, o indicado é realmente fazê-lo mais fraco.
-
Fortalece a imunidade
Graças às propriedades do endro, uma grande quantidade de pessoas relata um aumento considerável no sistema imunológico. Esse aumento sem dúvidas é resultado de um consumo equilibrado do endro.
Afinal, a erva é uma das melhores para garantir efeitos altamente satisfatórios contra:
- Anemia;
- Gripes;
- Resfriados.
Além disso, o endro também pode ser consumidor juntamente ao mel ou gengibre. Dessa maneira, seu efeito pode ser sentido de uma forma muito mais agradável, além de apresentar um sabor adocicado e marcante, mas sem se tornar enjoativo.
Para que a imunidade esteja frequentemente protegida e forte com o chá de endro, indica-se consumi-lo de maneira intercalada na semana. Caso não queira enjoar do endro, pode-se intercalar o consumo com outros chás, como de limão, cidreira, erva doce, coentro, etc.
-
Efeito digestivo
Muitas pessoas oferecem o título de chá com efeito digestivo somente para o boldo ou losna. No entanto, o endro tem um sabor muito mais agradável e fornece um ótimo efeito também para o sistema digestivo.
Logo, ele pode ser consumido após uma refeição que não caiu bem, ou até mesmo como forma de fazer o intestino melhorar de melhor forma. Para manter o sistema digestivo sempre em dia, uma das formas mais adequadas de consumo é substituí-lo pelo café com leite.
-
Reduz a ansiedade
Existem chás ou demais líquidos que ingerimos que podem fazer com que o sentimento de ansiedade aflore com maior facilidade no corpo humano, fazendo com que seja comum sentir com mais frequência a taquicardia, tonturas, sensações de formigamento, etc.
Aliás, esses sintomas são extremamente desagradáveis e colaboram para uma série de outros problemas que podem impactar até mesmo a vida social do indivíduo. Dessa maneira, uma das maiores vantagens do endro é justamente a redução da ansiedade.
Por ser uma erva utilizada também para ajudar na melhora do sono, a erva endro acaba tendo efeitos calmantes no corpo. Lógico que, caso a erva seja consumida durante o dia em forma de chá, o indicado é fazer a mistura extremamente leve.
Afinal, a intenção é manter os níveis de ansiedade baixos, mas não oferecer a sensação de sonolência que pode atrapalhar na rotina do indivíduo. Logo, sabendo-o consumir corretamente e na dose certa, pode ser ótimo para oferecer uma sensação boa de conforto e tranquilidade.
-
Chá de endro emagrece
Na verdade, é mais correto afirmar que o chá de endro desincha. No entanto, quando consumido juntamente com outras plantas e ervas de grande importância para a saúde digestiva, o chá de endro emagrece, ou mais precisamente, pode apresentar de fato efeitos emagrecedores.
Porém, é sempre importante ressaltar que o chá, por si só, não oferece um efeito emagrecedor. Para garantir o efeito desejado é necessário de fato observar tudo aquilo que está ingerindo durante o dia a dia.
Assim, torna-se muito mais fácil utilizar a erva endro, seja como endro fresco ou endro seco, sabendo o que é endro, para ajudar a desinchar o corpo e garantir o biotipo desejado. Entretanto, como se trata de uma alternativa natural, é importante ressaltar o que o efeito desejado pode não ser imediato.
Propriedades do endro
Um dos motivos pelos quais o endro é uma das ervas mais escolhidas para determinados tratamentos, receitas e consumo em geral, é por conta de suas propriedades. As propriedades que o endro oferece vai muito além do que alguns consumidores pensam.
Isso porque, como a erva se destaca de grande forma, imagina-se que seus componentes sejam realmente fortes ao ponto de garantir ótimos benefícios à saúde. De fato, isso verdade. Algumas das propriedades presentes podem ser encontradas até mesmo em alimentos.
Logo, ele serve como uma espécie de complemento para tudo aquilo que o indivíduo consome. Assim, a questão de para o que é endro, tem a resposta de que atua como um componente que fortifica e potencializa as vitaminas presentes no corpo, fazendo com que se mostrem cada vez mais fortes e benéficas para quem as consome.
-
Vitamina C
Uma das principais responsáveis por fazer com que o endro seja altamente valioso para evitar o envelhecimento precoce, atuar na viçosidade de peles e cabelos e, principalmente, aumentar os níveis da imunidade no corpo, é a vitamina C.
Ademais, essa vitamina é muito encontrada em frutas de maior acidez, como limão e laranja. Entretanto, está presente na erva de forma notável, fazendo com que ele atue como um potencializador da produção de colágeno e absorção de ferro.
-
Ferro
O ferro é algo que muitos pensam que podem encontrar somente na carne. Entretanto, o endro mostra que esse mineral também está presente entre suas principais propriedades. Essa, aliás, é uma ótima notícia.
Afinal, muitas pessoas procuram métodos naturais e efetivos de combater a anemia. Logicamente, é necessário aliar o endro com o consumo frequente de outros alimentos que ofereçam alta qualidade e força para o corpo.
De qualquer maneira, o fato de possuir ferro faz com que o chá de endro seja um dos chás mais indicados para quem está precisam de ânimo, força e energia. Além disso, também é uma ótima opção para o consumidor que deseja manter seus níveis de ferro em dia.
-
Fibras vegetais
As fibras vegetais também estão entre as propriedades do endro. Além disso, o melhor de tudo é que são caracterizadas como fibras vegetais de fácil digestão. Logo, fazem muito bem para o intestino, auxiliando à regularização de seu funcionamento.
Com essa propriedade, o endro impacta diretamente no bem-estar e bom humor de quem o consome. Além disso, essas fibras ajudam a manter a força do corpo, energia e vontade de fazer diversas funções durante o dia, por mais simples que sejam.
Por conta de suas fibras vegetais, é muito indicado que o chá de endro seja oferecido para crianças maiores de 6 anos. Logicamente, é importante ressaltar que o chá deve ser leve. A intenção é manter a criança com o funcionamento de seu organismo em dia, incluindo seu intestino.
-
Carvona
O chá de endro possui uma propriedade de suma importância, que é a carvona. Pouco conhecida pelo nome, mas com ótimas funcionalidades, tem o poder de repelir micróbios, mosquitos e moscas. É muito utilizada em óleos naturais e por isso o seu aroma os animais acima citados.
Para isso, muitos costumam preparar o chá ao fervê-lo com alguns dentes de cravo da índia. Em seguida, é necessário esperar esfriar, colocar em um borrifador e borrifar por toda a casa. A intenção é que as moscas e mosquitos se mantenham distantes e não coloquem ovos em alimentos e animais.
A intenção é que a carvona seja devidamente ativada e se encontre mais saliente quando o cravo é misturado. Afinal, ambos possuem aromas que podem afastar insetos indesejados e assim proteger o ambiente.
-
Cálcio
O cálcio é uma das propriedades presentes no endro. Muito encontrado nos peixes, é um dos principais responsáveis por promover o fortalecimento dos ossos. Com isso, faz com que o chá seja popular e demonstre ótimos resultados para quem o utiliza para essa finalidade.
Além disso, como possui cálcio, é mais um motivo pelo qual o chá suave de endro pode ser uma ótima alternativa para crianças acima de 7 anos e adolescentes, já que é necessário manter o crescimento adequado dos ossos, incluindo os dentes.
Onde encontrar o endro?
Existem muitos locais onde a erva pode ser encontrada. Até mesmo nos supermercados é possível observá-la. Logicamente, nos supermercados não será encontrado de forma fresca, mas sim em forma de endro seco e embalado nos sachês, geralmente com outras plantas.
No entanto, ele também pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Nesses locais pode ser localizado sendo vendido a granel, característica que colabora muito para quem procura somente um punhado da erva.
Entretanto, isso pode alterar o seu valor. Em geral, quando encontrado para ser comprado em Kg, pode apresentar um preço de R$ 10,30 kg, ou até mais, a depender da região. Já o endro em sacos fechados de 50 g, por exemplo, pode ser encontrado por um valor de R$ 5,00 ou mais, dependendo da marca.
Comprar ou plantar endro? O que é melhor?
Essa questão depende muito da forma de consumo. Se a intenção é consumir o chá de endro de forma rápida ou utilizá-lo em algumas receitas com endro, é indicado comprá-lo em lojas.
Já se a intenção é ter a planta para eventualidades, o mais indicado é plantar o endro.